Benfica mudou de sistema tático e fez o resultado nos primeiros 20 minutos. Everton Cebolinha esteve em grande, apesar de alguns sustos do Tondela.
O Benfica venceu esta sexta-feira o Tondela de forma justa, embora com alguns sustos. Jorge Jesus fez descansar alguns jogadores antes do importante clássico de quinta-feira com o FC Porto.
A ausência de Otamendi levou Jesus a mudar o esquema para 4x4x2. Se a alteração mostrou um Benfica mais atacante, também revelou debilidades que o Tondela não soube aproveitar.
As águias tiveram 20 minutos avassaladores com Everton e Pizzi em grande. À pressão alta que o Tondela fez nos instantes iniciais, o Benfica respondeu com rápidas transições. Seferovic teve a primeira grande chance do encontro que desperdiçou. Logo a seguir Everton, de cabeça, testou a atenção de Trigueira. Cebolinha era a principal dor de cabeça dos defensas dos beirões. Numa rápida descida pelo flanco direito, aos 12’, o brasileiro cruzou na perfeição para Pizzi rematar de forma vitoriosa.
Mas o Benfica queria mais e arrumar o resultado antes do importante clássico com o FC Porto. Conseguiu-o num grande golo de Everton (talvez a melhor exibição de águia ao peito ao fim de 43 jogos). Pizzi foi outra vez importante no arranque da jogada.
O Tondela sentiu os dois golos, mas ainda assim teve hipóteses para marcar. As desatenções da defesa encarnada permitiram ao goleador Mário González ter duas oportunidades. Primeiro Helton resolveu e depois foi Lucas Veríssimo a evitar o remate.
No segundo tempo o jogo mudou de sentido. O Benfica acomodou-se e permitiu ao Tondela criar oportunidades. No duelo González-Helton Leite, o brasileiro foi gigante e levou sempre a melhor em três lances.
Até ao apito final, Jesus mudou alguns habituais titulares – Pizzi e Rafa saíram enquanto Diogo Gonçalves começou no banco– e a equipa voltou a acordar. Dispôs ainda de mais duas chances para dilatar o marcador (que seria penalizador para aquilo que o Tondela fez).
Missão cumprida das águias, agora com o duelo pelo segundo lugar na mente. O FC Porto, na Luz, é o próximo adversário.
Jorge Jesus: "Equipa está muito confiante"
"A equipa está muito confiante e faltam cinco jogos. Quatro para a Liga e a final da Taça de Portugal. Queremos vencer os cinco", disse Jorge Jesus. O técnico destacou os primeiros 30 minutos da equipa: "Fizemos um excelente jogo e marcámos dois golos. Entrámos muito fortes e depois continuámos a ter oportunidades, mas falhámos muitos. Fizemos o golo 100 na época e isso também é prova da qualidade ofensiva da equipa". Jesus falou ainda sobre a figura do jogo. "Este é o Everton que eu conheço", disse o técnico, que, antes de falar na ‘flash’, mandou calar uns "miúdos" que faziam barulho.
Everton: "Adaptação é sempre difícil"
"Estou feliz, porque estou a crescer dentro da equipa. É o meu primeiro ano na Europa. A adaptação é sempre difícil, mas o míster e os meus companheiros estão a ajudar-me e espero crescer mais ainda", disse no final Everton.
Análise ao jogo
Positivo: Velocidade e eficácia
O Benfica surgiu em Tondela com velocidade embalado pelo brasileiro Everton e pela qualidade técnica do capitão Pizzi. Antes dos 20 minutos o Benfica criou quatro grandes chances e fez dois golos. Eficácia de 50% que tranquilizou.Na 2ª parte essa percentagem diminuiu.
Negativo: Alemão desaparecido
Waldschmidt voltou a merecer a confiança de Jesus e, mais uma vez, voltou a não ser o jogador importante que já foi no início da temporada. Seferovic –o melhor marcador da Liga – voltou a ter duas grandes chances, mas esteve mais uma vez perdulário.
Arbitragem: Sem casos
Tarde tranquila de Manuel Mota no Estádio João Cardoso. Sem casos, o árbitro de Braga esteve sempre muito perto dos lances. Da única vez que teve de puxar dos cartões, mostrou (bem ) um cartão amarelo a Chiquinho, que impediu uma transição do Tondela.
Análise aos jogadores: Helton segurou classe de Cebolinha Everton -
Helton Leite – Ao nível do seu compatriota Everton. Foi o grande responsável por manter o resultado, sobretudo na segunda parte. Um punhado de grandes defesas deste gigante que sentou Odysseas.
Gilberto – Não comprometeu na defesa e aventurou-se no ataque sempre, quase sempre pela certa. Saiu cansado.
Lucas Veríssimo – Um bom defesa que limpou muitas bolas, mas também causou alguma calafrios. Em certos lances arriscou em demasia.
Verthogen – Mais certinho em jogo que o colega do centro da defesa, fruto da sua experiência, que lhe dá um posto de autoridade.
Grimaldo – Dinâmico na esquerda, fez várias assistências para golo, que não foram, e tentou marcar de livre.
Gabriel – Ocupou a posição de trinco, onde, solitário, não se sente muito à vontade. Fez bons passes a rasgar e de média distância, mas foi várias vezes ultrapassado em velocidade pelos adversários.
Pizzi – Fez 20 minutos de grande nível, inaugurando o marcador aos 12’. Participou na jogada do segundo golo ao entregar a bola ao Everton. Foi desaparecendo com o decorrer da partida.
Rafa – Fez boas arrancadas e criou jogadas perigosas. Poupado na segunda parte para quinta-feira.
Luca Waldschmidt – Mesmo com boa exibição coletiva, não se destacou.
Seferovic – Não marcou e teve algumas ocasiões para isso. Algumas por culpa própria - um falhanço incrível, sozinho, frente à baliza -, outras por mérito de Trigueira.
Chiquinho – Entrou para refrescar o meio-campo ofensivo e ao mesmo tempo ajudar o Gabriel nas tarefas defensivas. Fez pouca coisa.
Pedrinho – Quase que não se viu no tempo que jogou, ocupando a mesma zona de terreno de Waldschmidt.
Cervi – Endiabrado, sempre com a bola colada aos pés, tentou marcar no pouco tempo que esteve em campo.
Diogo Gonçalves – Entrou para render Gilberto e aquecer para o jogo contra o FC Porto, dentro de cinco dias.
Morato – Estreia e dois minutos de jogo do jovem brasileiro, que há dois anos custou sete milhões de euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.