Pratos clássicos com um toque criativo: o Natal nunca soube tão bem.
12 de dezembro de 2025 às 14:13Este Natal, prepare-se para reinventar cada tradição. A nova edição especial da Sabe Bem, já disponível nas lojas físicas e online do Pingo Doce, traz receitas surpreendentes que renovam os sabores clássicos da época sem perder o encanto familiar. Descubra abaixo cinco sugestões deliciosas e garanta a sua revista repleta de inspirações que vão transformar a sua consoada.
Especial: Reinvente a tradição
Este Natal é a oportunidade perfeita para redescobrir os ingredientes clássicos da mesa natalícia, mas com um toque criativo. Deixe-se inspirar e aventure-se a experimentar combinações inesperadas e sabores únicos, enquanto partilha momentos inesquecíveis em família.
1. Peito de Peru Recheado com Espinafres e Maçã
1 h | 6 pessoas | Médio
O peru ganha nova vida com um recheio cremoso e aromático de espinafres, maçã, arandos e noz, enriquecido com natas e alho em pó. Depois de marinar em citrinos, o peito é aberto, recheado, enrolado, coberto com bacon e levado ao forno até ficar dourado e suculento. Uma versão moderna e elegante do clássico natalício.
peito de peru 1,3kg
laranjas (sumo e raspa) 2 (300g)
limão (sumo e raspa) 1 (100g)
sal 2 c. de sobremesa
pimenta q.b.
tomilho fresco q.b.
maçã 1 (120g)
manteiga 1 c. de sopa
espinafres em folha Pingo Doce 2 Emb. (340g)
natas 50ml
alho em pó q.b.
arandos 2 c. de sopa
miolo de noz 50g
bacon 200g
azeite virgem extra Pingo Doce 2 c. de sopa
PREPARAÇÃO
1. Tempere o peito de peru com o sumo e a raspa das laranjas, o sumo e a raspa do limão, metade do sal, pimenta e tomilho. Cubra e deixe marinar durante, pelo menos, 30 minutos ou, idealmente, de um dia para o outro no frigorífico.
2. Corte a maçã em cubos pequenos. Derreta a manteiga numa frigideira em lume médio, junte a maçã e cozinhe durante cerca de 3 minutos.
3. Acrescente os espinafres e cozinhe até que amoleçam. Adicione as natas e tempere com alho em pó, o restante sal e pimenta a gosto.
4. Junte os arandos e o miolo de noz picado e envolva.
5. Abra o peito de peru de forma a conseguir enrolá-lo uniformemente. Se necessário, bata a carne com um martelo de cozinha para nivelar a espessura.
6. Coloque o recheio num dos lados do peito de peru e enrole cuidadosamente. Cubra com as fatias de bacon e embrulhe em película aderente. Leve ao frigorífico durante 2 horas.
7. Pré-aqueça o forno a 190 ºC.
8. Retire do frio, regue com o azeite e leve ao forno durante 45 minutos a uma hora regando sempre que necessário com os sucos da carne.
2. Coroa Folhada de Queijo Brie
45 min | 8 pessoas | Fácil
Uma entrada vistosa, perfeita para abrir a noite em beleza. O bacon estaladiço junta-se a cebola caramelizada em vinagre balsâmico, açúcar e tomilho. A mistura é distribuída sobre triângulos de massa folhada com queijo brie, formando uma coroa dourada e crocante. Finalize com romã, doce de frutos vermelhos, rúcula e alecrim para um toque festivo irresistível.
bacon em pedaços 50g
manteiga 2 c. de sopa
cebolas roxas 2
vinagre balsâmico 3 c. de sopa
açúcar castanho 2 c. de sopa
tomilho q.b.
massa folhada 2 Emb. (460g)
queijo brie Pingo Doce 1 (200g)
ovo M 1
sementes de papoila 1 c. de sopa
romãs 2 (600g)
doce de frutos vermelhos 3 c. de sopa
rúcula 20g
alecrim fresco q.b.
PREPARAÇÃO
1. Salteie o bacon numa frigideira antiaderente até dourar. Retire e reserve.
2. Na mesma frigideira, derreta a manteiga, adicione a cebola fatiada e salteie durante 10 minutos em lume médio.
3. Junte o vinagre balsâmico, o açúcar e o tomilho. Deixe cozinhar em lume médio por mais 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
4. Pré-aqueça o forno a 200 ºC.
5. Desenrole as massas folhadas e corte em triângulos. Disponha-os em forma de raio de sol, sobrepondo as bases no centro e deixando as pontas viradas para fora.
6. Espalhe a cebola sobre os triângulos, polvilhe com o bacon e por fim disponha as fatias de brie.
7. Dobre cuidadosamente as extremidades exteriores da massa para dentro. Em seguida, dobre as pontas dos triângulos para dentro, encaixando bem por baixo da massa.
8. Pincele toda a superfície da massa com o ovo batido, polvilhe com as sementes de papoila e leve ao forno 15 a 25 minutos, ou até que a massa esteja dourada.
9. Prepare as romas, retirando os bagos e colocando-os numa taça. Misture com o doce de frutos vermelhos.
10. Antes de servir, ponha a rucula no centro do prato e distribua por cima a mistura de roma. Decore com ramos de alecrim e sirva de imediato.
3. Bacalhau com Rúcula e Tomate Seco
Sem leite, sem glúten | 45 min | 6 pessoas | Fácil
Nesta versão fresca e elegante, os lombos de bacalhau são confitados lentamente em azeite com alho e pimenta. A acompanhar, um salteado de chalotas, tomate seco e rúcula, que equilibra o prato com acidez e textura. Sirva com batatinhas primor e finalize com manjericão. Simples, sofisticado e cheio de sabor.
azeite virgem extra Pingo Doce 500ml + 2 c. de sopa
alho 4 dentes
pimenta em bagos q.b.
lombos de bacalhau demolhados 6 (1,2kg)
chalotas 6 (180g)
tomate seco 1 Emb. (100g)
rúcula 2 Emb. (200g)
sal 1 c. de chá
batatas primor 2 Emb. (800g)
manjericão fresco q.b.
PREPARAÇÃO
1. Deite 500ml de azeite num tacho largo e adicione os dentes de alho esmagados e alguns bagos de pimenta. Mergulhe os lombos de bacalhau no azeite e cozinhe em lume muito brando durante cerca de 20 minutos.
2. Enquanto isso, numa frigideira, aqueça o restante azeite e junte as chalotas descascadas e cortadas em quartos. Salteie em lume médio até começarem a dourar.
3. Adicione o tomate seco picado, envolva bem e cozinhe por cerca de 5 minutos.
4. Junte a rúcula, envolva e deixe murchar ligeiramente. Tempere com o sal e pimenta a gosto.
5. Cozinhe as batatas conforme as instruçoes da embalagem.
6. Para servir, ponha o bacalhau no prato, acompanhe com o salteado de rúcula e as batatas. Decore com folhas de manjericão e finalize com pimenta moída no momento.
4. Tiramisu de Pistáchio
Vegetariana | 30 min + refrigeração | 6 pessoas | Fácil
Um tiramisu irresistível, onde o tradicional dá lugar ao pistáchio. O creme combina mascarpone, licor irlandês, natas e creme de pistáchio, envolvido em claras batidas para uma textura leve. Os palitos são embebidos em café com pistáchio e alternados com o creme. Depois de refrigerar, finalize com mais creme e pistáchios picados. Uma sobremesa que promete conquistar fãs.
ovos M 3
açúcar 100g
queijo mascarpone 250g
licor irlandês 2 c. de sopa
natas para bater 150ml
creme de pistachio e avelã
Pingo Doce 5 c. de sopa + 2 c. de sopa para decoração
café 200ml
palitos de champanhe Pingo Doce 300g
pistachios sem sal 30g
PREPARAÇÃO
1. Numa taçaa, bata as gemas com o açúcar, usando uma batedeira elétrica, até obter uma mistura palida e com o dobro do volume inicial.
2. Adicione o mascarpone e o licor irlandês a mistura de gemas e bata por mais 2 minutos. Noutra taça, bata as natas até ficarem firmes. Junte três colheres de sopa do creme de pistáchio e misture. Envolva esta mistura no creme de mascarpone.
3. Bata as claras em castelo e incorpore cuidadosamente na mistura anterior.
4. Num prato fundo, misture o café com duas colheres do creme de pistáchio, deixando dissolver bem.
5. Mergulhe os palitos na mistura de café e disponha-os numa taca. Cubra com metade do creme, coloque outra camada de palitos embebidos em café e finalize com o restante creme.
6. Leve o tiramisu ao frigorífico por pelo menos 3 horas, até firmar.
7. Antes de servir, decore com fios do creme de pistáchio e com o miolo de pistáchio picado.
5. Tartes de Pera
Vegetariana | 1 h | 6 unidades | Médio
Começa-se pela massa caseira, que vai ao forno com peso para garantir uma base perfeita. O recheio combina creme de mascarpone com mel, baunilha e canela. As peras são salteadas em manteiga e caramelo caseiro até ficarem douradas, depois dispostas sobre o creme. O toque final? Alecrim fresco e açúcar em pó. Pequenas tartes com grande impacto.
PARA A MASSA
açúcar 80g
limão (raspa) 1 c. de sopa
farinha 300g
manteiga 150g
sal 1 c. de café
ovo M 1
gema M 1
PARA O CARAMELO
açúcar 200g
manteiga 90g
natas 120ml
PARA O CREME
queijo mascarpone 250g
mel 2 c. de sopa
natas 2 c. de sopa
essência de baunilha 1 c. de chá
canela em pó q.b.
PARA DECORAR
peras 4 (240g)
manteiga 2 c. de sopa
alecrim fresco q.b.
açúcar em pó 1 c. de sopa
PREPARAÇÃO
1. Comece por fazer a massa, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e misture bem até obter uma massa homogénea.
2. Embrulhe a massa em película aderente e leve ao frigorífico por 15 minutos.
3. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
4. Estique a massa com um rolo e corte círculos suficientes para forrar as formas de minitartes. Forre cada forma com a massa e pressione bem.
5. Ponha uma folha de papel vegetal sobre cada tarte e cubra com grão seco ou feijão para evitar que a massa suba. Leve ao forno até a massa estar cozida.
6. Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de rechear.
7. Para o caramelo, coloque o açucar num tacho em lume médio. Mexa de vez em quando com a ajuda de uma colher de pau.
8. Quando o açúcar comecar a derreter e a ganhar cor ambar, adicione a manteiga em cubos, mexendo sempre até incorporar completamente.
9. Retire o tacho do lume e acrescente lentamente as natas, mexendo sempre. Deixe arrefecer um pouco antes de utilizar.
10. Corte as peras em fatias e deite-as numa frigideira com as duas colheres de sopa de manteiga derretida, deixando cozinhar por 2 minutos. Junte um pouco de caramelo a frigideira e envolva as fatias de forma a ficarem douradas. Reserve.
11. Enquanto isso prepare o creme, misturando o queijo mascarpone com o mel, as natas, a essência de baunilha e a canela até obter um creme homogéneo.
12. Recheie as bases de tarte com o creme, disponha por cima as fatias de pera. Finalize com os ramos de alecrim e polvilhe com o açucar em pó.
Estas receitas são apenas um aperitivo da nova edição especial da revista Sabe Bem, à venda na loja online e nas lojas físicas do Pingo Doce. Se quer surpreender este Natal com combinações memoráveis e muitos sabores reinventados, corra para garantir a sua revista, cheia de outras receitas imperdíveis que vão fazer toda a diferença à sua mesa festiva.