Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Alargamento preocupa grandes

Entrada do Gil Vicente pode permitir a subida de outro clube.
Mário Figueiredo 12 de Junho de 2016 às 12:07
António Fiúsa lidera o Gil Vicente
António Fiúsa lidera o Gil Vicente FOTO: Lusa
O alargamento da Liga para 20 clubes, para permitir o ingresso do Gil Vicente devido a decisão do tribunal, está a preocupar Benfica, Sporting e FC Porto, apurou o Correio da Manhã.

Este aumento vai obrigar os três grandes a efetuarem mais quatro jogos por época, numa altura em que o calendário já está muito preenchido, quer com a presença na Liga dos Campeões, quer com as Taças de Portugal e da Liga.

Os treinadores sentem que vão ter de gerir ainda mais os plantéis. É que uma equipa que esteja a disputar as três provas nacionais e cumpra dez jogos nas provas europeias terá de fazer 61 jogos.

Em 2015/16, o Benfica e o FC Porto foram as formações que realizaram mais jogos: 52. As águias realizaram 34 na Liga, 10 na Champions, 5 na Taça da Liga, 2 na Taça de Portugal e 1 na Supertaça. Já o FC Porto somou 34 na Liga, 8 nas provas europeias, 3 na Taça da Liga e 7 na Taça de Portugal.

Já o Sporting, além da Liga, disputou 10 jogos nas provas europeias (2 na Champions e 8 na Liga Europa), 3 na Taça de Portugal, 3 na Taça da Liga e a Supertaça. Além das questões de calendarização, os clubes temem que uma temporada tão extensa – ainda há as datas para as seleções – possa provocar lesões e obrigar à contratação de mais jogadores para fazer face a todos os compromissos.
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)