page view

Confirmados 47 mortos e 16 italianos desaparecidos em tragédia num bar da Suíça na madrugada de Ano Novo

Segundo a polícia, estariam mais de 100 pessoas no bar no momento da explosão.

Atualizado a 02 de janeiro de 2026 às 00:15
A carregar o vídeo ...

Vários mortos em explosão num bar na Suíça na madrugada de Ano Novo. Estariam mais de 100 pessoas no estabelecimento

Redes sociais

Pelo menos 47 pessoas morreram e 115 ficaram feridas em incêndio seguido de explosão num bar na estância de ski de Crans-Montana na Suíça, na madrugada desta quinta-feira, dia de Ano Novo, adianta a polícia.

O comandante da Polícia do Cantão de Valais, Frédéric Gisler, disse, inicialmente que havia "várias dezenas de pessoas presumivelmente mortas" na sequência do incidente. Pelo menos 100 pessoas ficaram feridas, a maioria com gravidade.

Num ponto de situação feito às 16h15 de Lisboa, as autoridades suíças confirmaram 47 mortos, sendo que a maioria serão jovens. Há também a confirmação de que 16 italianos estão desaparecidos. 

O hospital de Valais já atingiu a capacidade máxima, com os pacientes a ser transferidos para outras unidades hospitalares.

O chefe de segurança da região disse que há várias nacionalidades envolvidas no acidente, mas não adiantou mais detalhes. Os meios de comunicação franceses, que citam o Ministério do Interior de França, indicam que há pelo menos duas pessoas de nacionalidade francesa entre as vítimas.

O fogo ocorreu às 1h30 locais (00h30 em Portugal continental) no Constellation Bar, informou a polícia. Segundo o jornal suíço Blick, testemunhas relatam que velas-foguetes, que estavam presas a garrafas de champanhe, provocaram o incêndio. No balanço feito esta tarde de quinta-feira, as autoridades suíças indicaram que às 1h32 chegaram as primeiras patrulhas ao local e que houve um reforço imediato do dispositivo de apoio, com mais polícias e ambulâncias a deslocarem-se ao local. 

A polícia suíça divulgou imagens nas redes sociais de um incêndio a deflagrar num bar onde estava a haver celebrações de Ano Novo.

A carregar o vídeo ...

Polícia suíça divulga imagens após explosão que fez dezenas de mortos e mais de 100 feridos num bar

Segundo a polícia, estariam mais de 100 pessoas no bar no momento da explosão. A BBC adianta que o estabelecimento tinha capacidade para receber até 300 pessoas e tinha um pequeno terraço.

No momento da explosão, faltava apenas 30 minutos para a hora habitual do fecho do Constellation Bar, pelas 2h00, embora não se saiba se o estabelecimento planeava ficar aberto até mais tarde devido às celebrações de Ano Novo.

A procuradora-geral do cantão de Valais, Beatrice Pilloud, disse que já foi aberta uma investigação para apurar as circunstâncias que permitiram esta situação dramática ocorrer".

Disse ainda na mesma conferência de imprensa que "a prioridade é o trabalho de medicina forense para que as vitimas mortais possam ser identificadas".

O governo cantonal de Valais declarou estado de emergência a partir das 9h00 desta quinta-feira (8h00 em Lisboa) para facilitar a atuação dos meios de socorro.

Crans Montana é uma estância de desportos de inverno que atrai turistas de todo o mundo - situada no coração dos Alpes suíços, cerca de 40 quilómetros a norte do Matterhorn, um dos mais famosos picos alpinos - e com uma população de cerca de 10 mil residentes.

Publicada originalmente a 01 de janeiro de 2026 às 07:38

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8