Casa Branca acusada de querer lançar a confusão no caso Epstein com divulgação de lista. George Clooney, Bruce Springsteen ou Kurt Cobain têm os seus nomes mencionados.
Casa Branca acusada de querer lançar a confusão no caso Epstein com divulgação de lista. George Clooney, Bruce Springsteen ou Kurt Cobain têm os seus nomes mencionados.
O Governo de Donald Trump foi acusado de “confundir propositadamente” as investigações em torno de Jeffrey Epstein com a divulgação de mais de 300 nomes mencionados nos ficheiros que estão na posse do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. No fim de semana, a procuradora-geral, Pam Bondi, enviou uma carta de seis páginas ao Congresso com uma lista de políticos de alto escalão, entre eles Donald Trump, Barack Obama, Benjamin Netanyahu e Margaret Thatcher, mas também artistas, membros da realeza, magnatas da tecnologia e até um Papa.
É claro que ter o nome incluído nos arquivos não implica qualquer conduta ilícita ou até mesmo algum tipo de interação com o predador sexual.
Bondi alegou que a lista de nomes incluía todos aqueles que “são ou foram funcionários do Governo ou pessoas politicamente expostas”, bem como pessoas cujos nomes apareceram nos arquivos pelo menos uma vez. A procuradora-geral garantiu também que já foram divulgados todos os ficheiros exigidos pela Lei de Transparência dos Arquivos Epstein, o que lhe valeu duras críticas.
Recorde-se que Bondi está debaixo de fogo depois de, na semana passada, ter enfrentado o Congresso dos EUA por causa dos erros de redação dos documentos de Epstein, entrando em conflito com os legisladores e recusando-se a pedir desculpas às vítimas do pedófilo que assistiam à audiência.
1 / 3
A lista divulgada este fim de semana inclui figuras de todas as áreas, algumas já falecidas. São os casos de Elvis Presley, Diana de Gales, Margaret Thatcher ou Marilyn Monroe, entre outros. Entre os políticos destacam-se Hillary Clinton (as ligações do marido, Bill Clinton, já são conhecidas), George W. Bush, Barack Obama (com Michelle Obama), Joe Biden, Kamala Harris e Mike Pence, ou de líderes estrangeiros, como Benjamin Netanyahu, Tony Blair, Theresa May e Fidel Castro. O príncipe Harry, Meghan Markle, o príncipe Philip e a rainha Isabel II juntam-se ao ex-príncipe André na lista de membros da realeza. Há ainda referências a magnatas como Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, Stanley Ho e Ruper Murdoch, a artistas, como Beyoncé, Jay-Z, Cher, George Clooney, Robert De Niro, Bruce Springsteen ou Janis Joplin, e ao Papa João Paulo II.
O democrata Ro Khanna, que redigiu a Lei de Transpa- rência dos Arquivos Epstein juntamente com o republicano Thomas Massie, criticou a lista, dizendo: “O Departa- mento de Justiça está mais uma vez a criar confusão sobre quem era um predador e quem foi mencionado num email.” E continuou: “Ter Janis Joplin, que morreu quando Epstein tinha 17 anos, na mesma lista que Larry Nassar, que foi preso pelo abuso sexual de centenas de jovens mulheres e pornografia infantil, sem qualquer esclarecimento de como qualquer um deles foi mencionado nos arquivos, é absurdo.”
Documentos
Lista de celebridadesTem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.