Técnico desvaloriza mudança tática e diz que o mais importante é a equipa evoluir. Admite importância de começar o campeonato com uma vitória.
No lançamento do arranque do campeonato, Rui Borges voltou a falar de Viktor Gyokeres. "Perdemos uma referência importante nestes dois anos, temos de arranjar forma de nos reinventar. Não vai chegar sermos o que éramos. Que consigamos ser melhores e diferentes."
A menção ao goleador sueco transferido para o Arsenal surgiu depois de o treinador do Sporting ser questionado sobre as críticas de que tem sido alvo pela mudança na tática (abdicou da linha de três defesas herdada de Ruben Amorim para jogar em 4x2x3x1). "O sistema é só um início, é questão de dar mobilidade à equipa. Mais do que o sistema, é conseguirmos ser melhores."
Borges insistiu nesta ideia, de que a equipa precisa melhorar se quiser lutar pelo tricampeonato. "Estamos cientes de que vai ser cada vez mais difícil ganharmos. Por tudo o que este grupo foi capaz de fazer nos últimos anos, temos de arranjar forma e motivação, para essa fome existir a toda a hora. Não podemos estar contentes com o que ganhámos, é passado, já está lá no museu. Temos de fazer muito para ganhar."
Uma semana após perder a Supertaça, Rui Borges reitera que o Sporting foi melhor do que o Benfica
O técnico leonino acredita que o seu plantel vai dar uma resposta positiva, até pelo que viu na Supertaça, mantendo a ideia de que o Sporting foi melhor do que o Benfica apesar da derrota (0-1). "A equipa está bem, uma boa semana, uma resposta muito boa depois de não termos conseguido ganhar um troféu que queríamos e fizemos por merecer."
Certo é que foi o Benfica a somar mais um título. Também por isso, Borges admite que começar o campeonato com o pé direito, esta sexta-feira (20h15), na visita ao Casa Pia, é fundamental. "Entrar [bem] é importantíssmo para passar confiança, para começarmos com uma fase positiva. Temos noção disso e temos noção de que vamos defrontar uma equipa super motivada por jogar em casa."
Vagiannidis e Mangas prontos para jogar
"O [Ricardo] Mangas já tinha feito dois jogos na Rússia, Vagiannidis também já está com minutos em provas oficiais. São jogadores preparados na parte física e estão disponíveis para jogo." Rui Borges revelou que os dois laterais podem fazer a estreia pelo Sporting frente ao Casa Pia. "Estavam os dois identificados. Vêm acrescentar algum valor ao plantel para dar resposta às competições. Temos de ter cada vez mais soluções."
O técnico do Sporting falou de outros reforços. "O Kochorashvili veio de um ano desgastante, tivemos de ter algum cuidado na fase inicial por causa dos problemas físicos." Para Suárez, que terá a responsabilidade de dividir com Harder a sucessão de Gyokeres, palavras de incentivo. "Chegou sem jogo, não fez jogos de preparação. Entrou muito bem na Supertaça. Trabalhou para jogar. [Ele e Harder] entregaram-se ao que foi o treino, ao que foi pedido. São duas boas soluções, dentro do que pensamos que seja melhor, logo se vê quem entrará."
"Ganharam um grande jogador"
Na apresentação como jogador do Sporting, Ricardo Mangas, que assinou contrato até 2029, classificou o convite dos leões como "irrecusável" e mostrou ambição: "rumo ao tricampeonato". Mas foi uma foto publicada pela namorada, Carly Santos, de Mangas em criança com uma camisola do Sporting, que fez furor: "Saibam que ganharam um grande jogador".
"Quenda fará uma grande época"
A ausência de Quenda do onze inicial do Sporting tem alimentado as conversas de café. Questionado sobre o motivo para a falta de regularidade do ala, Rui Borges respondeu que Quenda "fará uma grande época". "Quenda tem dado uma resposta fantástica, está muito bem, ao contrário do que aconteceu no final da época. Não nos podemos esquecer que é um miúdo. Acredito que [a transferência para o Chelsea, embora fique mais um ano por empréstimo] tenha mexido, caiu um bocado. Está muito bem agora, está à espera de uma oportunidade também."
Casa Pia está "confiante para o embate"
"O Sporting é favorito, mas isso não invalida que queiramos ser protagonistas do jogo. Estamos preparados e confiantes para o embate", disse João Pereira, técnico do Casa Pia.
E TAMBÉM
Centrais dão boas soluções
Rui Borges recusa a ideia de ter excesso de centrais (cinco). "Cresci a ver o Matheus a ser lateral. O Quaresma dá-nos soluções diferentes do que temos, feliz com o plantel". Sobre St. Juste, Esgaio ou Travassos, o técnico disse que "são jogadores que fazem parte do plantel"
Jota Silva é tema tabu
Rui Borges não respondeu se Jota Silva (Nottingham Forest) é o reforço que falta. "Não é jogador do clube, não vou falar."
Lesionados fazem esforço para recuperar
O técnico do Sporting fez o ponto de situação das recuperações dos lesionados Nuno Santos e Daniel Bragança. "Estão a evoluir, é uma luta difícil de ambos, mas deixa-me feliz porque são lutadores, mostram uma alegria dentro dos problemas, são dois guerreiros."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.