Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Banca dá mais 10 anos ao Sporting

Bruxelas impede mais exposição ao futebol na carteira de crédito.
Miguel Alexandre Ganhão(miguelganhao@cmjornal.pt) 19 de Dezembro de 2015 às 09:45
Bruno de Carvalho conseguiu renegociar o primeiro empréstimo de 55 milhões  de euros de VMOC, que terminava em janeiro
Bruno de Carvalho conseguiu renegociar o primeiro empréstimo de 55 milhões de euros de VMOC, que terminava em janeiro FOTO: Paulo Henriques
A Banca vai dar mais 10 anos à SAD dos leões para reembolsar o empréstimo de 55 milhões de euros de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis em Ações (VMOC), que se vencia no próximo dia 17 de janeiro, apurou o CM.

Num comunicado entregue esta sexta-feira à CMVM, a Sporting SAD convocou para o próximo dia 8 de janeiro uma assembleia geral dos titulares das VMOC para aprovar o alargamento do prazo até 26 de dezembro de 2026.

Como contrapartida, o Sporting pagará um juro de 4% ao ano condicionado ao facto de a SAD distribuir dividendos. Se não houver resultados positivos distribuíveis, ou estes não chegarem para pagar a totalidade dos juros, este pagamento será reduzido ao valor que existir ao fecho das contas. A SAD do Sporting nunca distribuiu dividendos.


Segundo apurou o CM, os principais credores, Millennium/BCP e Novo Banco, já aceitaram a proposta, que iguala as condições de um outro empréstimo de 80 milhões realizado pela SAD leonina a 16 de dezembro de 2014 e que foi integralmente subscrito por Novo Banco (24 milhões de euros) e Millennium/BCP (56 milhões).

Esta renegociação da dívida cumpre os requisitos da Direção-Geral da Concorrência, de Bruxelas, que supervisiona os dois grandes bancos credores do Sporting e que não permite que se aumente a exposição do crédito aos clubes de futebol nem que haja diminuição de garantias prestadas.

A Sporting SAD tem cedidos créditos futuros no valor de 21,8 milhões de euros de direitos televisivos aos principais bancos credores.
CMVM Sporting Millennium BCP Novo Banco Bruxelas futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)