page view

Benfica e FC Porto podem defrontar-se nos quartos de final do Mundial de Clubes de 2025

As duas equipas portuguesas têm boas probabilidades de passarem a fase de grupos.

06 de dezembro de 2024 às 01:30

Benfica e FC Porto podem defrontar-se nos quartos de final do Mundial de Clubes de 2025, que estreia o novo formato alargado a 32 equipas, nos EUA, de 15 de junho a 13 de julho. Com base no emparelhamento ontem ditado, as duas equipas portuguesas só se poderão cruzar pela primeira vez nos ‘quartos’, desde que ambas vençam os seus grupos ou que fiquem em 2.º - e depois ultrapassem os oitavos de final. Caso uma vença o seu grupo e a outra seja 2.ª classificada, então só se encontram na final se passarem as rondas anteriores.

O sorteio - que teve a participação da filha, Ivanka, e do neto do Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que gravou uma mensagem de vídeo - ditou que o Benfica inicia a prova frente ao Boca Juniors, seguindo-se Auckland e Bayern. O FC Porto joga com o Palmeiras, Inter Miami e Al Ahly, por esta ordem. A data e o local dos jogos não tinham sido revelados pela FIFA à hora de fecho desta edição.

O Botafogo, de Artur Jorge, ficou num dos grupos mais equilibrados. O Al Hilal, de Jorge Jesus - a prova terá cinco técnicos portugueses -, também ambiciona passar aos ‘oitavos’, como os dois grandes portugueses.

Bayern de volta à órbita, assim como Cavani

Depois da primeira fase da Champions, o Bayern volta a estar no caminho do Benfica, agora na fase de grupos do novo Campeonato do Mundo de Clubes.

Uma oportunidade para Bruno Lage, se continuar no comando técnico até lá, mostrar uma face diferente do jogo na liga milionária. Perdeu só 1-0, mas deixou uma pálida imagem em Munique. Harry Kane e Musiala são os grandes destaques numa equipa que tem os portugueses Raphael Guerreiro e João Palhinha.

O Boca Juniors, com quem o Benfica nunca realizou uma partida oficial, é um dos históricos clubes da América do Sul. Na equipa de Buenos Aires figura o uruguaio Edinson Cavani, avançado que esteve muito perto de rumar à Luz em 2020. O jogador de 37 anos já não tem a mobilidade de outros tempos, mas continua a ser matador. Este ano marcou 20 golos.

O Auckland City, da Nova Zelândia, é o adversário com menores argumentos do grupo e também aquele que é mais desconhecido para a maioria do mundo do futebol.

Abel Ferreira e Lionel Messi contra o dragão

O FC Porto ficou no grupo A da competição, juntamente com os brasileiros do Palmeiras, os egípcios do Al Ahly e os norte-americanos do Inter Miami.

A equipa de Abel Ferreira dispensa apresentações. É uma das mais fortes equipas brasileiras e nos últimos anos tem ganho vários troféus internos e continentais com o técnico português.

O Al Ahly é um dos crónicos vencedores da Liga dos Campeões africana e presença assídua no antigo formato do Mundial de Clubes. Por isso, costuma ter equipas com qualidade.

O último adversário que calhou em sorte ao FC Porto foi o Inter Miami. Uma equipa na qual se destaca a grande estrela do futebol mundial, o argentino Lionel Messi (37 anos). Mas a equipa norte-americana, a única participante por convite, tem outros jogadores que brilharam no futebol europeu. Busquets (36), Luis Suárez (37) e Jordi Alba (35) saíram do Barcelona para rumar ao futebol norte-americano. Apesar de já pensarem na reforma, ainda têm muita qualidade.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8