page view

Ex-vice de Rui Costa arrasa obras no estádio da Luz

Fernando Tavares fala em "retorno incerto" de um projeto com "riscos elevados" que vai custar mais de 400 milhões de euros.

12 de dezembro de 2025 às 01:30

"O District introduz riscos elevados e retorno incerto." Este é o alerta de Fernando Tavares, ex-vice-presidente do Benfica que deixou a direção de Rui Costa aquando das últimas eleições.

"A tendência global é inequívoca. Estádios modernos, com coberturas e relvados retráteis, são plataformas de receita 365 dias/ano. O foco é sempre o estádio. Nunca distritos comerciais independentes. Nenhuma destas operações inclui arenas paralelas, hotéis, escritórios, residências ou galerias comerciais", avisa o antigo dirigente.

Antigo dirigente sugere só modernizar o estádio ou construir um novo

O Benfica District, projeto que Rui Costa vai discutir com os sócios numa assembleia geral a 3 de janeiro, prevê a instalação de uma nova fachada no estádio e o aumento de lotação até 80 mil lugares. Serão construídos também três novos pavilhões, um deles multiusos (pode acolher concertos) com capacidade média para 10 mil pessoas, além de outras intraestruturas, como um hotel, residência para jogadores e galeria comercial. 

Aquando da apresentação, o Benfica revelou que o projeto - a finalizar até 2029, a tempo do Mundial 2030 que poderá ter uma das meias-finais na Luz - vai custar 220 milhões de euros. Um número que Fernando Tavares contesta: "Nenhuma obra desta dimensão custa menos que 400 milhões."

"O Benfica não tem vocação imobiliária e a zona não é destino primário de parques de escritórios ou de turismo", insiste o ex-vice, apontando que o "caminho racional é a modernização profunda do estádio" ou, "em alternativa, a construção de um novo estádio, integrado numa Cidade Desportiva Benfica".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8