page view

Farioli espera jogo difícil em Alverca e pede FC Porto focado

Treinador dos 'azuis e brancos' sublinhou a qualidade ofensiva e a força física do adversário, especialmente nos jogos em casa.

21 de dezembro de 2025 às 16:45

O treinador do FC Porto, Francesco Farioli, antecipou este domingo um jogo "complicado" frente ao Alverca, na 15.ª jornada da I Liga de futebol, sublinhando a qualidade ofensiva e a força física do adversário, especialmente nos jogos em casa.

"Esperamos um jogo complicado, fora de casa fica ainda mais difícil. O Alverca é uma equipa que tem coisas interessantes que precisam de estar presentes na nossa mente. São a segunda equipa com mais golos esperados, portanto, quando rematam, têm sempre ótimas oportunidades. São muito físicos, ganham muitos duelos aéreos", afirmou o técnico portista, na antevisão ao encontro.

Farioli destacou ainda o bom momento do próximo adversário, 10.º classificado da I Liga, no seu estádio e reforçou a exigência colocada à sua equipa.

"É bom ter estas ideias contra uma equipa que tem estado bem em casa e no geral. Estamos focados para amanhã", garantiu. Para a deslocação a Alverca, o FC Porto não poderá contar com Jan Bednarek, que vai falhar pela primeira vez um jogo no campeonato, devido a castigo.

Uma ausência que preocupa o treinador, embora confie nas soluções disponíveis. "Sim, está suspenso. Claro que houve outros jogos onde decidimos gerir a sua condição física, mas quem o substituiu fez um bom trabalho.

A importância do Bednarek é clara, é um jogador que toda a gente reconhece como um dos capitães. Traz sempre um grande impacto, energia positiva e uma mentalidade vencedora", explicou. O técnico revelou que Prpic e Pablo Rosário são as principais opções para ocupar a vaga no eixo defensivo. "Vamos dar o nosso melhor para encontrar uma solução. Prpic e Pablo Rosário são alternativas e acho que será um dos dois", acrescentou.

Questionado sobre a evolução física da equipa, Farioli assumiu a atenção ao detalhe na preparação, sobretudo num calendário exigente. "Sabem que somos obcecados nesse aspeto, porque a cada dia está a tornar-se essencial gerir os recursos que temos, especialmente com tantos jogos", referiu. O treinador elogiou ainda o trabalho desenvolvido nos bastidores do clube. "Tentamos encontrar momentos em que podemos dar dias de folga aos jogadores.

É muito importante gerir todos estes parâmetros e estou muito feliz com o que os outros departamentos estão a fazer", frisou. Segundo Farioli, os indicadores físicos são positivos. "Hoje vamos fazer uma análise ao aspeto físico dos jogadores e parece-me que todos estão a melhorar muito.

Houve jogadores que ganharam vários quilos de músculo, algo quase impossível com uma agenda tão apertada. Aquilo que tem sido feito tem sido extraordinário", concluiu, sublinhando que a frescura física terá de ser acompanhada da "mentalidade certa" dentro de campo.

O FC Porto, líder do campeonato com 40 pontos, desloca-se esta segunda-feira, às 18:45, ao terreno do Alverca, em 10.º lugar, com 17, para defrontar uma partida da 15.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e que será arbitrada por João Pinheiro, da associação de Braga.

Nas anteriores cinco visitas dos 'dragões' para o campeonato, apenas uma vez os 'azuis e brancos' não venceram, em 1999/2000, quando os ribatejanos, então orientados por José Romão, empataram 1-1 com os 'azuis e brancos', de Fernando Santos.  

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8