FC Barcelona apoia referendo na Catalunha

Clube garante ser fiel ao compromisso histórico de autodeterminação.
29.09.17
O Futebol Clube de Barcelona manifestou total apoio ao referendo sobre a independência da Catalunha, que está agendado para este domingo. As entidades que representam o clube defendem que os catalães devem ter o direito de votar, apesar do Governo de Madrid considerar o referendo ilegal.

Segundo a Euronews, Jordi Vives, o porta-voz do Barcelona, garantiu que o clube se mantém fiel ao "compromisso histórico de autodeterminação." Várias estrelas do clube, como Gerard Piqué, mostram apoio à independência da Catalunha. No Twitter, o defesa central do Barcelona fez um apelo a manifestações pacíficas mas cantando "forte e bem alto."




De acordo com o Financial Times, Pep Guardiola, ex-capitão e treinador do Barcelona disse que não havia outra opção que não votar no referendo. O agora técnico do Manchester City sublinhou que "os desejos e ambições das pessoas do século XXI são diferentes das pessoas do século XX."

Com 117 anos de existência, o clube sempre foi um símbolo do nacionalismo catalão. Caso a região se torne independente, o Barcelona poderá seguir o mesmo rumo.

Zinedine Zidane, treinador do Real Madrid, prefere não pôr em cima da mesa essa hipótese, já que a saída do clube catalão iria reduzir significativamente a intensidade do campeonato espanhol.

De acordo com a imprensa internacional, o Secretário Geral do Desporto do Governo da Catalunha, Gerard Figueras, afirmou que, caso a independência se concretize "as equipas catalãs na Liga espanhola, o Barcelona, o Espanyol e Girona, terão de escolher onde querem jogar. Os clubes poderão decidir continuar na atual liga ou ir jogar para um país vizinho, como Itália, França ou na Liga inglesa".

Recorde-se que o clube de futebol do Mónaco joga na Liga Francesa e várias equipas do País de Gales integram a Liga Inglesa.


pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!