page view

“Fernando Madureira não violou qualquer medida de coação": Advogado de 'Macaco' sobre denúncia do FC Porto

Azuis-e-Brancos denunciaram uma alegada violação das medidas de coação, aplicadas a Fernando Madureira, na sequência do processo em que o ex-chefe dos Super Dragões foi julgado e condenado.

20 de fevereiro de 2026 às 20:19

“Fernando Madureira não violou qualquer medida de coação. Quem disser o contrário ou mente, ou é ignorante”. É desta forma que Gonçalo Cerejeira Namora contraria a denúncia feita pelo FC Porto, através de um requerimento dirigido ao Tribunal do Porto, em que dá conta da permanência de Macaco, como é conhecido no mundo do futebol, na Loja Azul, localizada no Estádio do Dragão.

Os azuis-e-Brancos denunciaram uma alegada violação das medidas de coação, aplicadas a Fernando Madureira, na sequência do processo em que o ex-chefe dos Super Dragões foi julgado e condenado, nomeadamente a proibição de aceder e permanecer em recintos desportivos onde se realizem espectáculos desportivos de qualquer modalidade e/ou escalão e/ou quaisquer acontecimentos relacionados com o fenómeno desportivo referentes ao Futebol Clube do Porto. Fernando Madureira foi condenado por cinco crimes de ofensa à integridade física, um crime de ameaça simples, um crime de ameaça agravada e um crime de coação simples, na sequência dos desacatos ocorridos na Assembleia Geral do FC Porto realizada em 13 de Novembro de 2023. Macaco, que estava a cumprir a medida de coação de prisão preventiva, foi libertado, no passado dia 6 de Fevereiro, por ter atingido o limite máximo da privação de liberdade sem que a condenação tenha transitado em julgado.

Gonçalo Cerejeira Namora ainda vai mais longe e acusa o FC Porto de recorrer ao sistema de videovigilância de forma menos correta: “Pelos vistos a postura persecutória continua e não conhece limites. Nem mesmo os da licitude, porque claramente utilizar circuitos de videovigilância para monitorizar pessoas em lojas e na via pública são exemplo paradigmático de faroeste sem leis. Que, ainda para mais, se orgulha de o fazer para gáudio do espetáculo público” acrescenta o advogado de Fernando Madureira.

O mandatário de Macaco faz duras críticas ao relevo mediático provocado pelo requerimento do FC Porto: "Quem quiser continuar a alimentar um circo mediático, o ódio e a explorar a ignorância só tem de fazer contas com a própria consciência quando se deita. O Fernando, felizmente, tem a dele tranquila”, afirma.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8