page view

Falta de polícias adia Famalicão-Sporting. Liga exige inquérito urgente ao Governo

Seis adeptos ficaram feridos em confrontos antes do jogo.

03 de fevereiro de 2024 às 17:16
A carregar o vídeo ...

Adeptos feridos após confrontos em Famalicão

Vários adeptos arremessaram cadeiras, pedras e garrafas, este sábado, durante confrontos nas imediações do estádio do Famalicão. O CM sabe que foram chamadas ambulâncias para o local e que agentes da PSP foram transferidos do Tribunal Criminal do Porto para o jogo Famalicão-Sporting. Há pelo menos seis feridos, um deles com um traumatismo craniano.

A carregar o vídeo ...

Confrontos entre adeptos em Famalicão. Jogo adiado por falta de polícias

As baixas médicas colocadas por 13 dos 15 agentes da PSP escalados para a segurança do jogo Famalicão-Sporting, com início marcado para as 18h00 deste sábado, levou ao adiamento da partida. Fonte sindical disse ao CM que o protesto só foi conhecido "a pouco tempo do início do jogo". 

A carregar o vídeo ...

Agressões entre adeptos antes do jogo Famalicão-Sporting

Foi necessário, acrescentou a mesma fonte, "recorrer a uma solução de recurso, nomeadamente com a convocatória de agentes do Corpo de Intervenção e de ‘spotters’ (agentes formados para policiamento desportivo)".

O jogo entre Famalicão e Sporting fica adiado, sem nova data definida, uma vez que a PSP não garante a segurança ou elementos suficientes para montar um dispositivo neste domingo.

"A Liga Portugal exige ao Governo, em especial ao ministro da Administração Interna, a instauração de um processo de inquérito com caráter de urgência, de forma a apurar responsabilidades pelo sucedido, em defesa dos adeptos e das famílias, e informa que exigirá também, nas instâncias próprias, ser ressarcida pelos danos provocados por ações irresponsáveis às quais é totalmente alheia", pode ler-se no comunicado da Liga.

A PSP esclarece em comunicado que "tinha planeado e preparado o efetivo policial adequado e necessário", mas "um número não habitual de polícias informaram que se encontravam doentes". "A PSP prontamente acionou meios policiais de outras unidades de polícia, meios esses que também vieram a comunicar situações de indisposição, com deslocação para unidades hospitalares", esclarece. 

Devido aos confrontos nas imediações do estádio, A PSP entendeu que "não se encontravam reunidas as condições necessárias para a realização do jogo".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8