page view

Liga reúne com Autoridade da Concorrência sobre direitos televisivos

As duas entidades encontraram-se para discutir as propostas apresentadas pelo organismo que tutela o futebol profissional.

25 de novembro de 2025 às 19:54

Dirigentes da Liga de Clubes reuniram esta terça-feira com elementos da Autoridade da Concorrência (AdC) para discutir os direitos televisivos. Em causa, apurou o CM, o processo de centralização da comercialização dos direitos audiovisuais.

O encontro de trabalho surge a poucos dias de a Liga organizar uma Cimeira de Presidentes, dia 5 de dezembro, em que vai apresentar várias propostas para a chave de distribuição do dinheiro arrecadado com a transmissão dos jogos da I e II Ligas.

No passado dia 30 de julho, a Liga entregou à AdC a sua a proposta de modelo de comercialização centralizada. Foi esse documento que foi abordado esta terça-feira no encontro entre os dois organismos. Isto quando são conhecidas, como o CM noticiou, algumas preocupações da AdC. Nomeadamente que o processo garanta uma distribuição mais equitativa entre todas as equipas, promovendo a qualidade da competição. Mas também que haja uma concorrência efetiva no concurso que vai distribuir os vários lotes de jogos, de modo a que o consumidor final não seja prejudicado.

Por lei, a Liga tinha até junho de 2026 para apresentar uma proposta de centralização. Processo que deveria ser articulado com a FPF. A venda dos jogos terá de ser feita em bloco a partir de 2028/29, depois de terminarem os contratos que ainda estão em vigor. O Benfica termina o seu vínculo mais cedo, já no próximo verão, e tem estado ativamente no mercado à procura de ofertas que lhe garantam, no mínimo, 50 milhões de euros por temporada. Mas a crença entre os dirigentes encarnados é que até será possível alcançar um valor superior.

Já depois da notícia do Correio da Manhã, a Liga reagiu oficialmente. Eis o comunicado na íntegra:

A Liga Portugal reuniu hoje com a Autoridade da Concorrência (AdC) no decurso do processo de centralização dos direitos audiovisuais das competições profissionais de futebol.

O encontro teve como objetivo conhecer a análise da AdC à proposta de regulamento de comercialização, entregue 11 meses antes do período limite, a que se seguiram várias reuniões de abril até ao momento.

Representaram a Liga Portugal neste encontro, que decorreu em Lisboa, o presidente do organismo, Reinaldo Teixeira, e o diretor executivo André Mosqueira do Amaral, assim como representantes de FC Alverca, FC Porto, Leixões SC, SC Braga, Sporting CP e Vitória SC, assim como Luís Vicente, consultor da Liga neste processo.

Reinaldo Teixeira: “Está dado mais um passo, foi uma reunião positiva e previamente enquadrada no processo de análise da Autoridade da Concorrência, que tem tido uma postura muito profissional e eficiente ao longo deste processo. Foram-nos sugeridos alguns ajustes, que a Liga Portugal dará por concluídos no decorrer do próximo mês”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8