page view

Luís Filipe Vieira: "Há coação na arbitragem"

Líder das águias admitiu que o segundo golo de Mitroglou ao Estoril é fora de jogo.

02 de março de 2017 às 01:30

Luís Filipe Vieira explicou em entrevista exclusiva ao CM e CMTV a posição do Benfica na polémica em torno das arbitragens e os projetos para o futuro.

- O Benfica reuniu de emergência com o Conselho de Arbitragem (CA) na segunda- -feira e na terça ganhou com um golo em fora de jogo. A reunião está já está a ter resultados?

Luís Filipe Vieira – Não temos medo de dizer que vamos ao Conselho de Arbitragem. Não vamos às escondidas. À posteriori viemos a saber que muita gente já lá tinha ido às escondidas. Fomos lá falar de duas coisas: o condicionamento à arbitragem e o clima de intimidação. Há coação.

- Pedir uma reunião após o FC Porto-Tondela também é uma forma de pressão?

- Não, face aos indícios. Não estamos preocupados se o Apito Dourado vem ou não. O Apito Dourado não volta a suceder neste País. O que se passa é a impunidade.

- Que provas é que o Benfica tem de coação?

- Não tenho. Nem eu, nem ninguém do Benfica é agente da Judiciária. É público que houve árbitros que se queixaram na polícia. É público o que se passou no centro de treino dos árbitros na Maia. São públicas outras situações. Há um Conselho de Arbitragem que nos tinha de dizer o que está a fazer sobre estes assuntos.

- O que lhe disse o CA?

- Se o Conselho de Arbitragem quiser tornar público, que o faça. Gostámos de saber que estão a ser tomadas medidas e ficámos descansados. Mas é importante que os árbitros assumam as situações. Não podem estar melindrados e não as denunciar.

- O CA fez queixas às entidades competentes. Há ilícitos penais?

- Saímos descansados. Estão a ser tomadas medidas.

- O Benfica estabelece um nexo entre a invasão do centro de treinos dos árbitros e os erros que favoreceram o FC Porto?

- Não sou analista das arbitragens. As arbitragens são um assunto polémico e não queremos levantar suspeições atrás de suspeições. Ainda agora vi o golo em fora de jogo com o Estoril. Era mais fácil ver o penálti em Setúbal do que este fora de jogo.

- Só agora é que soube da reunião do FC Porto com o CA?

- Soube há um mês. Quando sentimos que algo não está bem, vamos à entidade competente. O presidente da FPF [Fernando Gomes] também tem uma palavra a dizer. A suspeição é generalizada, porque os lances são passados a pente fino. Há indícios de que houve intimidação, basta ver as redes sociais.

- Para si não é perverso para o sistema essas reuniões bilaterais? Não era melhor todos os clubes debaterem esta situação olhos nos olhos?

- Falamos pelo Benfica e o que pretendemos é a verdade desportiva. Queremos ganhar dentro de campo e sabemos que os erros, independentemente da tecnologia, vão continuar a existir. É importante tirar deste jogo ou espetáculo as insinuações sobre a arbitragem.

- A comunicação do Benfica tem palavras diferentes das suas? O Rui Vitória diz que tem seis milhões atrás de si e ‘não brinquem comigo’...

- Deviam deixar o Rui Vitória de fora disto tudo. Não são declarações duras....

– Isto não são ameaças?

– Há indícios de coação, intimidação e impunidade e não falamos só de arbitragens. Fiz um desabafo no meu camarote e fui castigado.

- O que é que lhe disse?

- Perguntei qual era o critério para aquela nomeação.

- Nesse tom tranquilo e com essas palavras?

- Mais ou menos. Posso garantir que não ofendi a honra de João Ferreira, nem fui indelicado para ele.

- Sente-se perseguido?

– Não fui só eu a ser castigado. Foi também o Rui Costa e o Rui Vitória. Não temos memória curta.

- O Jorge Jesus também foi castigado?

- Falemos de dirigentes e as declarações dos últimos 6/7 meses, e o que é que o Conselho de Arbitragem fez?

-Refere-se a Bruno de Carvalho e Pinto da Costa?

- Não falo em nomes. É tão evidente. Veja o caso do túnel. Vi uma declaração de uma determinada pessoa [Octávio Machado] que me dá vontade de rir ou então tem amnésia. Temos de o admirar porque foi internacional, mas hoje é uma pessoa que não acrescenta nada ao futebol.

A carregar o vídeo ...

Vieira diz "não sou burro, sou inteligente"

- O Apito Dourado não vai voltar. Preocupa-me é que isto volte ao tempo do Gaspar Ramos. Não vamos pensar que tenho de andar com alguém armado no carro. Se a impunidade continuar e a Justiça não for célere isto pode agravar. Há uma impunidade muito grande em relação a determinados presidentes. Eu sei o que uma declaração minha pode dar, tal como de Pinto da Costa ou do presidente do Sporting. Estamos por detrás de milhares de pessoas com paixão. Não sou santo. Sei o que fiz.

-Em resposta a Pinto da Costa disse que "só os burros falam de arbitragem"...

- Vê como aprendi. Sou um homem inteligente (risos).

-O CA trocou Vítor Pereira por Fontelas Gomes. Mudou-se para melhor ou pior?

- A minha preocupação é ter uma boa equipa e ganhar os jogos. Queremos transparência e verdade desportiva no futebol. Mas ninguém me vai proibir de criticar.

A carregar o vídeo ...

Luís Filipe Vieira reconhece ter sido favorecido

- Não.

- Reconhece algum jogo em que tenha sido beneficiado?

- Sim. Contra o Desportivo de Chaves foi notório. O que se passa é que o Benfica é tricampeão e o ‘tetra’ incomoda muita gente.

"Estamos 10 anos à frente da concorrência"

- Está preocupado com o passivo de 460 milhões de euros?

Luís Filipe Vieira – Porquê? E os ativos que nós temos? No dia em que o Benfica pagar a dívida, todos vão perguntar onde foi buscar o dinheiro. Este semestre já baixámos 16 milhões de euros.

- Mas prometeu que ia baixar para 200 milhões...

A carregar o vídeo ...

Benfica vai ter uma faturação de 220 milhões de euros no final da época

- O Benfica vende jovens e renova com veteranos. É o caminho certo?

- Neste mandato, vamos liquidar a dívida financeira. Não temos ido buscar dinheiro a lado nenhum e vivemos com os meios próprios. Estamos nos 30 principais clubes em termos de receita, é sinal de que fazemos algo bastante positivo. É verdade que a dívida é elevada, mas temos de criar meios para a liquidar. Criámos condições para criar um futuro no Benfica, sem parar de investir. Vamos encaminhar mais milhões para o Seixal, por exemplo.

- Como se processará esse investimento?

- Fazer um centro de estágio praticamente novo.

- Não é remunerado pelo clube, como os presidentes rivais. Não acha que se pode pensar que ganha dinheiro com comissões?

- O jogo connosco é claro. Os contratos são feitos de forma legal e não tenho dinheiro no estrangeiro. No Benfica tudo é escrutinado.

- O que recebe do Benfica?

- Tenho um carro, pagam-me a gasolina, refeições, tenho um cartão de crédito para despesas e mais nada. Comigo os estatutos não vão mudar.

- Como é que o presidente não ganha nada e um administrador, como Domingos Soares de Oliveira, recebe mais de 300 mil euros anuais?

- E deve ser aumentado, é um erro nosso, deve ganhar mais.

- O passivo é para abater com base na equipa de futebol?

A carregar o vídeo ...

Jorge Mendes é parceiro do Benfica

- Antes de deixar de ser presidente, o seu objetivo é que o clube não precise de vender joias da coroa?

- Antes disso, o objetivo é entregar o Benfica aos benfiquistas, de forma viável. Vou entregá-lo consolidado.

- Entregá-lo a quem? Fala-se do seu filho...

- Não, isso é impossível. Nem quero que venha a ser.

- Qual é a política do clube em relação às comissões?

- Falemos de Jorge Mendes. Há uma regra que é clara: não pagamos 10%, são 5%. Na venda do Hélder Costa é que pagámos 10. As pessoas não podem pensar que chegam à Luz e levam um jogador de qualquer forma. Vejam o que nós vendemos e o que os outros vendem.

- O que falta para dizer que cumpriu a missão no clube?

- Ainda há muito para fazer. Irei deixar uma grande empresa, cotada em Bolsa, com capitais próprios, uma fábrica que será referência da Europa. Assim, é possível chegar ao título europeu. Para isso, não podemos passar a vida a vender jogadores. Estamos hoje em relação à concorrência avançados mais de dez anos. Eles copiam o que nós fazemos. Deixem-nos estar sentados porque eles não precisam de trabalhar, basta copiar.

- Falemos de Jorge Jesus. Como está o processo em tribunal, em que o Benfica pede 14 milhões ao treinador?

A carregar o vídeo ...

Vieira diz que Jesus não será apagado da história do Benfica

- Eram amigos?

- Se o vir amanhã, cumprimento-o. Não tenho problemas com ele, até pensava que era benfiquista, mas pelos vistos foi para a casa dele. É um grande treinador e esse assunto está arrumado.

- Como justifica a onda de lesões esta época?

- Quem está em 1º lugar na Liga? Ficava preocupado se fosse uma situação fora do contexto, assim acho normal. Desde António Martins [médico] até ao roupeiro, ninguém é culpado, trabalhamos com grandes profissionais. É lógico se há investimento, também será no departamento médico.

A carregar o vídeo ...

Rui Vitória vai renovar

"Estamos muito felizes com Rui Vitória." Esta foi a resposta de Luís Filipe Vieira para encerrar o tema Jorge Jesus, durante a entrevista. Depois, o presidente confirmou a renovação com o treinador, sem revelar a duração do novo contrato. Garantiu apenas que "será por muitos anos". "E se estamos felizes com ele, queremos que continue. Nunca hesitei em renovar com ele, sabe que vai renovar, só ainda não assinou. É como Luisão", assumiu.

Caso se confirme a renovação por mais três épocas, Rui Vitória abraça um projeto prolongado, tal como aconteceu com Jesus, que esteve seis anos na Luz. "Gosto que as pessoas trabalhem comigo muito tempo. O nosso projeto é para uma década e começou com Vitória", disse antes de comparar o atual técnico com o anterior: "São grandes treinadores, mas com feitios muito diferentes."

"Ederson? 50% é do Rio Ave"

"Ederson renovou há pouco tempo e estamos estáveis. O Benfica tem 50% do passe e o Rio Ave os outros 50", disse Luís Filipe Vieira sobre a possível saída do guarda-redes Ederson. O presidente lamentou ainda a venda de Bernardo Silva. "Tenho pena, mas o que poderia fazer?", questionou.

Eleições no reino do leão

Luís Filipe Vieira, já depois da entrevista exclusiva à CMTV, abordou as eleições do Sporting. "Não é nada com o Benfica. Os sportinguistas é que têm de tomar esta decisão. Não tenho preferências." Sobre o caso dos  vouchers aos árbitros, Vieira voltou a frisar que o Benfica "não subornou ninguém".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8