page view

Novo pavilhão do FC Porto com renda simbólica

Câmara Municipal do Porto cede aos dragões terreno para a construção de um multidesportivo. Clube paga 50 euros por mês nos primeiros quatro anos do acordo.

10 de outubro de 2025 às 01:30

A Câmara Municipal do Porto e o FC Porto assinam esta sexta-feira um acordo que visa a cedência do direito de superfície do terreno onde funcionava a desativada Escola Ramalho Ortigão (Campanhã) para a construção de um novo pavilhão multidesportivo. 

O futuro equipamento permitirá aos dragões concentrar todos os escalões de formação num mesmo espaço, fomentar a prática desportiva entre a população - com especial enfoque no desporto feminino - e reforçar a oferta de desporto adaptado. Segundo uma nota da autarquia portuense, durante os primeiros quatro anos, o clube pagará ao Município um valor simbólico de 50 euros mensais, que será posteriormente atualizado para 10 900 euros anuais.

O acordo entre o Município e o FC Porto contempla a cedência do terreno por um período de 70 anos, bem como um Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo que prevê uma comparticipação financeira de 525 mil euros. Na zona da Campanhã, onde vai ser edificada a nova estrutura, os dragões já utilizam as piscinas da Campanhã que pertencem à autarquia.

A assinatura do acordo terá lugar nos Paços do Concelho, às 16h00, e contará com a presença de Rui Moreira, presidente da CM Porto, e de André Villas-Boas, presidente do FC Porto. Este será um dos últimos atos oficiais do edil portuense, já que no domingo realizam-se as eleições autárquicas e Rui Moreira não será candidato por limitação de mandatos. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8