page view

"Quero é chegar à final do Euro2016"

Selecionador de Portugal, Fernando Santos com discurso ambicioso.

05 de julho de 2016 às 19:24

Portugal está a apenas um jogo de carimbar presença nas meias-finais do campeonato da Europa de futebol.

Esta terça-feira, o seleccionador nacional projetou o duelo das meias-finais diante do País de Gales. Fernando Santos antevê dificuldades mas acredita que a turma lusa marcará presença na final de domingo no Stade de France.

"Cada um escreve a sua história. A história é importante para todos e nós temos uma história lindíssima. O que queremos é escrever e fazer história. Temos amanhã um passo gigante para dar, sabemos do grande grau de dificuldade que este jogo encerra, mas queremos muito dar este passo", começou por dizer o experiente técnico, destacando os atributos da equipa galesa liderada por Gareth Bale.

"Não traz nenhuma pressão acrescida para os meus jogadores. Todos vão estar fortemente empenhados na passagem à final, são duas equipas com o mesmo objetivo, evidentemente, e não apenas Cristiano e Bale. Aqui não vamos disputar nenhuma Bola de Ouro, vamos disputar uma passagem a uma final, que é muito mais importante. Quero é chegar à final, não estou a pensar em mais nada", observou.

"Gales tem feito um campeonato fantástico. Num dos grupos mais equilibrados, ficou em primeiro. Ganha ao número 1 do ranking FIFA. O Coleman está a fazer o trabalho dele, a dar-nos o favoritismo, mas não acredito que seja isso que diga aos seus jogadores", argumentou.

O braço de ferro ante o País de Gales será o encontro mais importante da carreira de Fernando Santos? "O mais importante deve ter sido o primeiro. Se é o próximo, pode ser o mais importante, mas importante, já a minha avó dizia, é acordar de manhã. Mas claro que é um jogo importante", contou, realçando o apoio que a seleção tem recebido desde o primeiro dia em que aterrou em solo francês.

"Os nossos apoiantes têm sido fantásticos. Para nós é motivante ver toda esta gente, este apoio incondicional e este amor à pátria, que nos contagia e me dá mais forte. Não digo para darmos 100 por cento, digo para darmos 110 ou 120. Por eles", apontou.

"Pepe? Vou deixar-vos numa noite de insónias"

Titular absoluto no centro da defesa portuguesa, Pepe está em dúvida para o jogo de Lyon.

"Vou deixar-vos numa noite de insónias. Vamos ver como ele está amanhã. Todos os jogos tem acontecido isto, com o Quaresma, no primeiro jogo [n.d.r. frente à Hungria], também foi assim. Se recuperar, será certamente um dos titulares. Mas só se estiver a 100 por cento", sinalizou.

O técnico portugues não deixou de lamentar as ausências, por castigo, de William Carvalho e do galês Aaron Ramsey.

"Já se sabia que ia ser assim, tal como é com o William. São as regras. Por mim, jogavam todos, porque os melhores devem jogar. Penso que deviam jogar sempre depois da fase de grupos, não faz sentido castigar jogadores agora, a menos que seja por um vermelho. Essa é a minha opinião", finalizou.

O Portugal vs País de Gales está agendado para as 20h00 de quarta-feira, em Lyon, e terá arbitragem do sueco Jonas Eriksson.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8