page view

Benfica já tem acordo com Vitória

Três anos de contrato.

11 de junho de 2015 às 10:11

Rui Vitória é o treinador adequado para o Benfica?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Rui Vitória é o treinador adequado para o Benfica?

O Benfica comunicou esta quinta-feira à CMVM um acordo com o treinador Rui Vitória para a celebração de um contrato válido por três épocas desportivas.

O comunicado na íntegra:

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo de princípio com o treinador Rui Vitória para a celebração de um contrato de trabalho desportivo para vigorar nas próximas três épocas desportivas."

Rui Vitória, o sucessor do bicampeão Jorge Jesus como treinador do Benfica, regressa ao clube da Luz onde já treinou a equipa júnior, depois de quatro temporadas no Vitória de Guimarães a potenciar jovens futebolistas.

O percurso do agora técnico 'encarnado' está intimamente ligado ao clube minhoto, onde venceu a única Taça de Portugal da sua história, em 2013, numa final frente ao Benfica (2-1), e potenciou vários jovens da sua formação e de escalões secundários do futebol português.

Trata-se de um regresso ao clube da Luz, já que Rui Vitória treinou os juniores do Benfica (2004/05 e 2005/06), tendo perdido um título de campeão da categoria no último jogo para o Sporting de Paulo Bento.

Início no Vilafranquense

Natural de Alverca do Ribatejo, Rui Carlos Pinho da Vitória, de 45 anos, iniciou a carreira de treinador no Vilafranquense, na época seguinte a ter terminado a de jogador, que andou sempre longe da ribalta e dos palcos principais, no Alcochetense.

Depois da equipa de Vila Franca de Xira, o técnico teve a referida experiência na formação 'encarnada', tendo rumado depois para o Fátima, clube que comandou durante quatro temporadas e onde se destaca a eliminação do FC Porto da Taça da Liga, em 2007/08, no desempate por grandes penalidades.

De Fátima saltou para a I Liga de futebol pela 'mão' do Paços de Ferreira, em 2010/11, tendo alcançado um honroso sétimo lugar, a apenas um ponto da 'Europa', logo na sua estreia.

Ainda começou a época seguinte no Paços, mas seria contratado pelo Vitória de Guimarães pouco depois.

Foi apresentado a 30 de agosto de 2011, no meio de uma grande crise financeira e desportiva: o Vitória era último classificado, tinha sido eliminado da Liga Europa e perdido a Supertaça Cândido de Oliveira para o FC Porto.

No primeiro treino, depois de ter sido apresentado à comunicação social, viu os adeptos vitorianos invadir o relvado e confrontarem-se com alguns jogadores, mas logo no primeiro encontro, em jogo atrasado da segunda jornada, venceu na Madeira o Nacional (4-1), tendo encetado uma recuperação que o levou ao sexto posto do campeonato.

Refazer as equipas

Fruto das limitações financeiras dos vimaranenses, Rui Vitória teve que refazer equipas em todas as temporadas, nem sempre com os melhores resultados.

O 10.º lugar da época passada levantou dúvidas nos adeptos vitorianos, mas o quinto da que agora findou, com uma grande primeira volta, a melhor da história do Vitória, voltou a colocar o técnico debaixo dos holofotes.

Tranquilo e cauteloso no discurso, Rui Vitória tem uma figura empática, gosta de frisar a importância da restante equipa técnica e costuma afirmar que o Vitória de Guimarães o preparou para tudo.

Com o seu companheiro de sempre, Arnaldo Teixeira, que o acompanhará como adjunto no Benfica, resta saber se, com um contexto e pressão completamente diferentes, o seu 'low profile' consegue frutificar como em Guimarães.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8