Jesus é expulso e leões ficam isolados na liderança da Liga.
O Sporting é líder isolado da Liga após ganhar 2-1 ao FC Porto num jogo em que cedo se viu em desvantagem, mas também em que mostrou força mental para rapidamente dar a volta e inverter o resultado.
O clássico valeu pela intensidade posta em campo na primeira meia hora. Tivessem sido assim os 90’ e este seria, desde já, candidato a jogo do ano. Entrou melhor o FC Porto, a pressionar no meio-campo contrário, o que criou dificuldades de construção à equipa do Sporting, cujos jogadores acumulavam passes errados, nesta fase. De um livre a punir falta impercetível de Adrien sobre Danilo os portistas chegam à vantagem, por Felipe, após assistência do especialista Layún.
No banco, Jorge Jesus lê o jogo. Dá ordem a Bruno César para sair da faixa e ir para dentro. Nesse golpe equilibra forças e ganha o meio-campo.
O empate surge após novo erro de Tiago Martins, árbitro nervoso na estreia em clássicos. Não há falta de Felipe sobre Slimani mas ela é assinalada. Bruno César atira ao poste, Gelson recarga para defesa incompleta de Casillas e a bola sobra para a despedida sonhada por Slimani. Pouco depois, Gelson, com remate rasteiro à entrada da área, consuma a reviravolta. Tudo isto aconteceu em 25 minutos. Até ao intervalo só mais uma oportunidade para cada equipa.
Na segunda metade, o Sporting controlou, criou a melhor chance de golo (defesa enorme de Casillas após desvio de cabeça de William) e manteve a baliza de Rui Patrício longe de mais para as ténues investidas do FC Porto. Jesus, já fora do banco após expulsão, mostrou a Espírito Santo como se gere um jogo em vantagem.
-----
Análise do jogo
Positivo: Boa leitura no banco
Jesus ganhou o duelo tático com Espírito Santo. Ao ascendente inicial do adversário no miolo respondeu com uma mexida estruturante, sem ir ao banco. Bruno César largou Layún e foi compensar espaços vazios no meio-campo. O jogo foi outro.
Negativo: Dragão a perder fogo
O Sporting levou a segunda parte do jogo para o registo que mais queria. E aí se viu que o FC Porto não teve poder de fogo para assaltar a baliza de Patrício em busca do empate. O trio que saiu do banco (Óliver, Depoitre e Adrián) nada acrescentou.
Arbitragem: Árbitro acusa estreia
A estreia em clássicos não correu bem a Tiago Martins, que pareceu nervoso. Os dois primeiros golos do jogo nascem de faltas inexistentes. Certo no lance do 2-1: Casillas reclama mão de Ruiz mas o jogador leonino tem o braço imóvel junto ao corpo.
-----
Análise dos jogadores:
Sporting
Gelson Martins - O menino (21 anos) foi gigante no papel de João Mário. Decisivo no empate e implacável no 2-1, num forte remate.
Rui Patrício – Uma defesa e pouco mais numa tarde tranquila.
João Pereira – Dificuldades a defender e praticamente inexistente no ataque. Melhorou no segundo tempo.
Coates –Alguns passes falhados não mancham uma exibição segura.
Rúben Semedo – Um dos melhores. Cortou um golo que parecia certo. O central com raízes africanas limpou tudo o que havia para limpar.
Zeegelaar – Cumpriu mas sem grande brilhantismo.
William – O mesmo trabalho invisível de sempre, apesar de um início em falso. Teve na cabeça o 3-1, mas Casillas fez defesa incrível.
Adrien Silva – Teve nos pés o 3-1 ,mas não conseguiu enganar Casillas. Positivo.
Bruno César– Começou na esquerda, mas foi decisivo no centro. Atirou ao poste no livre do 1-1, numa exibição cheia de personalidade.
Bryan Ruiz – Quase não se viu numa tarde desinspirada.
Slimani – Despediu-se de Alvalade com um golo. Abnegado como sempre.
Campbell – Empolgou com boas movimentações.
Bruno Paulista – Deu músculo ao meio-campo.
Mané – Sem tempo.
FC Porto
FC PortoCasillas - Sofreu 2 golos e no primeiro demorou a reagir. Mas garantiu emoção até ao fim ao impedir Adrien e William de marcarem.
Layún –Marcou o livre para o golo de Felipe. A defender foi permissivo.
Felipe – Distinguiu-se mais pelo golo no clássico do que pela segurança defensiva.
Marcano – O central espanhol continua a ser um dos elos mais fracos da equipa.
Alex Telles – Regular, sem fazer a diferença.
Danilo – Tentou ser a muralha à frente da defesa. Ganhou e perdeu duelos.
Herrera – A tarde não foi memorável para o mexicano, que correu atrás do jogo.
André André – No início foi o azul-e-branco mais esclarecido. Depois perdeu fôlego e visão de jogo, exagerando na dureza.
Corona – Inconsequente. o Otávio – Outra aposta de Nuno Espírito Santo que não rendeu juros.
André Silva – Voltou a demonstrar poder de choque e vontade de resolver. Mas isso não chegou.
Óliver – Recém-chegado ao plantel, entrou na segunda parte. Fez mais passes longos do que criou jogo.
Depoitre – Trapalhão na oportunidade de golo que teve. Estreia sem brilho.
Adrián López – Minutos em campo, na hora do desespero.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.