Sporting a um ponto da liga dos milhões

O golo solitário de Yannick Djaló no Campo da Mata Real deixa o Sporting a um ponto da Liga dos Campeões. Frente a um Paços de Ferreira a lutar pela permanência, o lance decisivo, aos 34 minutos, acaba por valer o esforço dos leões ao longo do jogo. E como que branqueia uma pobre exibição dos leões, especialmente na segunda parte, durante a qual a equipa verde-e-branca quase nunca foi capaz de jogar dentro do meio-campo do adversário, concedendo-lhe até liberdades que poderiam ter-lhe saído caras.
05.05.08
  • partilhe
  • 0
  • +
Sporting a um ponto da liga dos milhões
Romagnoli num duelo nas alturas com Kiko Foto Miguel Vidal/Reuters

Mas factos são factos e para o último jogo, frente ao Boavista, basta agora um empate para segurar a posição. Terá sido, eventualmente, esta premissa que toldou o discernimento dos jogadores do Sporting, escaldados ainda pelo calafrio de Leiria, há duas semanas.

Um remate cruzado de Yannick Djaló aos três minutos deu a ilusão de um Sporting balanceado para o ataque, em Paços de Ferreira. Mas foi um lance casual. A equipa recuou, os pacenses perceberam onde estavam as fraquezas da defesa leonina e deslocaram o seu futebol à direita, onde Grimi não se mostrava capaz de suster as investidas de quem por ali aparecia. Num desses lances, Edson esteve quase a marcar e apenas não o conseguiu porque Tonel salvou o lance em cima da linha de golo. Mais à frente foi Cristiano a fazer a bola beijar a barra. Cinco minutos depois o golo apareceu, sim, mas na baliza de Peçanha, na sequência de um lance de bola parada cobrado por Miguel Veloso, com desvio de Vukcevic e finalização vistosa, em meia-bicicleta, de Yannick Djaló, o avançado leonino mais em destaque nas últimas jornadas. Um golo que pode valer milhões.

'JOGOS DEVIAM COMEÇAR À MESMA HORA'

'Os dois jogos [E. Amadora--Benfica e Belenenses-V. Guimarães] ainda não acabaram? Em princípio deviam começar à mesma hora.' PauloBento não escondeu a surpresa por iniciar a análise à vitória sobre o P. Ferreira quando os rivais pela Champions ainda jogavam. 'Se os resultados ficaram como estão, temos a certeza de que jogaremos a pré-eliminatória', acrescentou. O técnico do Sporting antecipou ainda o último jogo com o Boavista: 'O que interessa é ganhar. Dependemos apenas de nós.' Já José Mota criticou a arbitragem de BrunoPaixão: 'A falta que originou o golo não existiu e Polga devia ter sido expulso. Só com faltas é que o Sporting se aproximou da nossa área. Merecemos continuar na Liga.'

POSITIVO

DJALÓ FUNDAMENTAL

Yannick Djaló tem-se revelado decisivo na parte final da época. O jogador, que escutava assobios em Alvalade no início da temporada, marcou um bonito golo e lançou o Sporting para o segundo objectivo da época.

NEGATIVO

2ª PARTE DO SPORTING

A primeira parte do Sporting não foi famosa, mas a segunda conseguiu ser pior. A equipa jogou no limite da contenção, nunca se soltou para o contra-ataque e correu até alguns riscos.

ARBITRAGEM

ERROS DISCIPLINARES

Bruno Paixão errou ao poupar o segundo amarelo a Polga por carga sobre Dedé aos 48 minutos. Para ‘compensar’ (o que só potencia o erro), mostrou um cartão a Vukcevic sem que se tivesse percebido a razão.

FICHA DE JOGO

Local: Estádio: Mata Real (Assistência: 5000)

Árbitro: Bruno Pauixão

P. FERREIRA:  Peçanha, Mangualde (Fernando Pilar 61m), Roversio, Kiko, Chico Silva, Dedé, Filipe Anunciação (Carlos Carneiro 82m), Pedrinha, Cristiano, Edson (Fábio Paím 72m), William.

Treinador: José Mota

SPORTING: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Grimi, Miguel Veloso, Izmailov (Farnerud 90m), Romagnoli (Pereirinha 73m), João Moutinho, Simon Vukcevic (Gladstone 84m), Yannick Djaló.

Treinador: Paulo Bento

Marcador: 0-1 Yannick Djaló (34m)

Acção Disciplinar: Amarelos: Polga (9m), Mangualde (23m), Chico Silva (31m), Rovérsio (40m), Vukcevic (55m), Romagnoli (71m), Tonel (77m), Miguel Veloso (82m), Fábio Paim (88m)

Melhor Jogador: Miguel Veloso

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!