page view

Sporting e Benfica torcem pelo FC Porto na Liga Europa

Se os dragões juntarem a conquista da prova europeia ao título de campeão, então o segundo classificado do campeonato português terá entrada direta na Champions.

11 de março de 2026 às 01:30

Se o FC Porto segurar a liderança do campeonato e conquistar o título, então Sporting e Benfica poderão acabar a torcer pelo rival na Liga Europa. O CM explica o cenário em causa.

O vencedor da Liga Europa tem direito a participar na Liga dos Campeões na época seguinte. No caso do vencedor já ter acesso direto garantido através do seu campeonato, então a vaga direta passa para a equipa nas pré-eliminatórias com melhor ranking UEFA. E é esta regra que suscita o interesse de Sporting e Benfica.

À data de hoje, os leões, enquanto segundo classificados da Liga portuguesa, são a equipa qualificada para as rondas de acesso à Champions com melhor ranking. Mas se as águias chegarem à vice-liderança do campeonato também irão beneficiar dessa benesse, porque até têm um coeficiente superior ao adversário da Segunda Circular.

Face às atuais classificações dos campeonatos europeus, Sporting ou Benfica dispensariam a 3.ª pré-eliminatória e o play-off, entrando diretamente na Liga dos Campeões, se FC Porto, Estugarda ou Aston Villa conquistassem a Liga Europa. Além dessas três equipas, Lyon e Roma também estão em boa posição nas suas ligas para selarem a qualificação direta.

Este é o melhor cenário para Portugal ter uma segunda equipa diretamente na Champions. Isto porque o País perdeu terreno na luta pela vaga extra que é atribuída às duas federações com melhor pontuação nas provas europeias em 2025/26. Portugal chegou a estar no 2.º posto, mas caiu para a 5.ª posição (16 600 pontos), atrás de Inglaterra (22 291), Alemanha (17 570), Espanha (17 406) e Itália (17 357), países com mais equipas ainda a competir.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8