Título mundial de Fórmula 1 para Verstappen

Hamilton saiu na frente e liderou quase até ao fim, mas intervenção do ‘safety car’ colocou os rivais juntos na última volta.

13 de dezembro de 2021 às 08:49
34985103.JPG (12243630) (Milenium) Foto: EPA/KAMRAN JEBREILI
Partilhar

Tudo se decidiu na última volta da última corrida da temporada (GP Abu Dhabi), com os dois pretendentes ao título empatados em número de pontos. Um clímax perfeito. E aí chegados, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull) ultrapassou Lewis Hamilton (Mercedes) e sagrou-se campeão mundial de pilotos de Fórmula 1 pela primeira vez, aos 24 anos.

Verstappen tinha a pole position, mas Hamilton, que partiu do segundo lugar na grelha, foi mais rápido na largada e instalou-se e imediato no comando. Ambos ‘sobreviveram’ a um pequeno incidente numa das primeiras curvas, com Hamilton a manter a dianteira. E a ganhar avanço confortável, mantendo-se nessa posição durante praticamente toda a corrida. Mesmo arriscando usar até ao limite os seus pneus duros. Verstappen apostou numa segunda troca e ficou mais rápido. Contudo, a cinco voltas do final, rodava a cerca de dez segundos de Hamilton e parecia condenado a ver o inglês sagrar-se campeão pela oitava vez na carreira. Mas um novo incidente veio alterar tudo.O carro do canadiano Nicholas Latiffi (Williams) despistou-se, ficou mal parado em linha de corrida e isso obrigou à entrada do ‘safety car’. O que permitiu a Verstappen ficar de novo mais próximo de Hamilton (mais tarde a Mercedes apresentou dois protestos, mas ambos foram recusados pela Federação Internacional). Quando a corrida foi retomada, a uma volta do fim, ambos estavam colados. E Verstappen, com pneus mais frescos e de melhor composto para forçar ritmo de corrida mais veloz e arriscado, acabou mesmo por ultrapassar o rival, que ainda tentou ripostar, mas sem efeito.

Pub

“Finalmente tive um pouco de sorte”

“Durante toda a corrida continuei a lutar. Não sei o que dizer. É insano. Este ano foi incrível. Finalmente um pouco de sorte para mim”, disse Max Verstappen após o triunfo. O neerlandês ganhou dez corridas este ano, contra oito de Hamilton.

Pub

Mercedes ganha nos construtores

Nem tudo foi mau para a Mercedes. No outro título este domingo em jogo, no GP Abu Dhabi, a equipa alemã venceu o Campeonato Mundial de Construtores, à frente da Red Bull. Este foi o oitavo título mundial consecutivo para a Mercedes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar