Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Mateos vence em Bragança

Gaetan Bille segura camisola amarela na Volta a Portugal.
Pedro Carreira 31 de Julho de 2015 às 09:09
Vicente de Mateos tem 26 anos
Vicente de Mateos tem 26 anos FOTO: José Coelho/Lusa

É espanhol, tem 26 anos, e venceu esta quinta-feira a primeira etapa da edição deste ano da Volta a Portugal em bicicleta. Vicente de Mateos (Louletano) foi o mais rápido na chegada a Bragança, naquela que foi a tirada mais longa deste ano: 196,8 quilómetros.

Uma vitória especial para um ciclista que esteve, em 2014, envolvido em cenas de pancadaria com o italiano Enrico Rossi. O incidente aconteceu em Viseu, à sexta etapa, e resultou na expulsão de ambos os atletas da Volta a Portugal. Ontem, e numa etapa que partiu de Pinhel, Mateos foi mesmo o mais forte na estrada. Superiorizou-se ao sprint e bateu o português Samuel Caldeira (Quinta da Lixa), segundo classificado.

"É a vitória mais importante da minha carreira. Não podia pedir mais", disse o ciclista espanhol, muito satisfeito com a ajuda dos colegas de equipa.

A camisola amarela, da liderança, continua no corpo do belga Gaetan Bille (Verandas Willems), que chegou integrado no pelotão, segurando a vantagem obtida no prólogo da véspera.

Hoje, os 134 ciclistas ainda em prova partem de Macedo de Cavaleiros em direção à serra do Larouco (Montalegre), palco da primeira chegada ao alto da 77ª edição da Volta. Uma subida de primeira categoria (9,3 quilómetros com uma inclinação média de 4,9%) que promete trazer alterações na classificação geral, como admitiu o próprio Gaetan Bille. "É demasiado para mim", afirmou o espanhol, reconhecendo não ser um trepador.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)