"Trabalhei e me dediquei muito a esta modalidade nos últimos seis anos", sublinhou a brasileira natural de Minas Gerais.
A nadadora de águas livres Mayra Santos vai ser distinguida na sétima edição dos 'Portuguese Brazilian Awards', que terão lugar em Paris, em 3 de junho.
"Trabalhei e me dediquei muito a esta modalidade nos últimos seis anos, sempre com o objetivo de espalhar o nome da Madeira e de Portugal. Quero que sejam destinos que toda a gente conheça e que desperte a vontade de virem cá visitar", sublinhou a brasileira natural de Minas Gerais à agência Lusa.
Mayra Santos, que reside na 'Pérola do Atlântico' há 18 anos, escreveu o seu nome na história, após bater dois recordes mundiais de natação estática - feminino (24h00 horas), e masculino (30h00 horas) -, em 6 de novembro de 2020.
A nadadora, de 42 anos, tornou-se ainda a primeira mulher a concluir uma travessia numa só etapa num rio em Portugal, ao percorrer em junho 45 quilómetros, sem paragens, ao longo do Rio Zêzere, em apenas 15 horas.
O evento, no qual vai marcar presença em 3 de junho, é organizado pela empresária brasileira Marcilia Luzbet, que habita em Nova Iorque há mais de 20 anos e tem como objetivo premiar profissionais portugueses e brasileiros com "uma história de inspiração e sucesso", nas mais variadas áreas.
Para a agente imobiliária de profissão, a distinção uniu o seu coração que é "metade brasileiro e português", juntando as suas origens ao local que escolheu realizar todos os seus feitos.
"Esta distinção deixou-me muito feliz, porque estou a representar duas nações. Afinal de contas somos países irmãos e eu não poderia estar mais satisfeita por poder mostrar o que temos de bom", adiantou, a atleta do Juventude Atlântico Clube dos Salesianos.
A nadadora de águas livres tem como objetivo tornar-se na primeira pessoa a dar a volta à Ilha da Madeira, a nado, um total de 144 quilómetros em três dias e duas noites.
"É um grande desafio, é levar o corpo ao limite, mas eu vou provar que é possível fazer", adiantou à Lusa, explicando que ainda não há uma data definida para a "grande aventura", mas que continua a preparar-se.
O exemplo disso é o próximo desafio a que se propõe, o primeiro em águas internacionais.
"Em [10 e 11] agosto, vou a Nova Iorque para fazer uma dupla volta a Manhattan. Quero trazer mais esse feito para Portugal", destacou Mayra Santos, adiantando que o tempo estimado para circundar, por duas vezes, uma das ilhas de Nova Iorque, é entre 24 a 30 horas, um total de 100 quilómetros.
Nenhum português ou brasileiro cumpriu as duas voltas, sendo apenas o nadador luso Miguel Arrobas realizou uma volta em 2011, em sete horas e 46 minutos.
"É um desafio diferente, porque vou nadar em três rios, mas mais tempo no Hudson, que é conhecido pelas águas frias", sublinhou a nadadora, relembrando que não vai usar fato isotérmico, mas que acredita que as temperaturas estarão mais amenas por ser verão na altura da prova.
Apesar de todos os esforços, Mayra Santos frisou o "custo altíssimo" de participar numa prova desta envergadura, admitindo que ainda precisa de ajuda, nomeadamente na compra da passagem para os Estados Unidos.
"Preciso da ajuda de patrocinadores, porque o custo da prova é altíssimo. Pequenas empresas têm contribuído, mas ainda preciso de ajuda para conseguir levar para a frente este desafio. A principal necessidade é ajuda no custo da passagem de avião", destacou a nadadora, que procura colocar, mais uma vez, a Madeira e Portugal nas 'bocas do mundo'.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.