Piloto francês é o principal candidato à vitória na prova, que decorre até domingo.
1 / 3
A superespecial na pista de ralicrosse de Lousada, de 3,36 quilómetros, marca esta quinta-feira o início da 51.ª edição do Rali de Portugal, sexta prova do Mundial, que é liderado pelo francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta), candidato ao 'penta'.
A partir das 19h03, o tetracampeão do mundo procura regressar aos triunfos no campeonato, depois da vitória em Monte Carlo, na prova inaugural, e defender os 16 pontos de vantagem sobre o finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), que venceu na Suécia e já conquistou o rali luso, e os 18 sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), que venceu as últimas duas provas, em França e na Argentina.
O britânico Kris Meeke (Citroën C3), detentor do título em Portugal, ocupa o nono lugar da classificação de pilotos, venceu no México, mas abandonou na Córsega, com problemas mecânicos, e sofreu dois acidentes na Argentina, apresentando-se, no entanto, como candidato a disputar o triunfo.
Ogier, que já venceu em solo luso em 2010, 2011, 2013 e 2014, parte, mais uma vez como favorito e sério candidato a igualar o recorde de cinco vitórias no Rali de Portugal, na posse do finlandês Markku Alen, apesar de ter falhado o pódio na Argentina, onde terminou no quarto posto.
A edição de 2017 do Rali de Portugal vai ter 349,17 quilómetros cronometrados, divididos por 19 classificativas, o mesmo número do ano passado, estreando a 'Braga Street Stage', uma especial-espetáculo de 1,9 quilómetros a percorrer duas vezes no final do segundo dia.
A prova começa esta quinta-feira com a superespecial de Lousada, onde Ogier venceu em 2016, seguindo para o Alto Minho, onde os pilotos vão percorrer duas vezes os renovados troços cronometrados de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima, antes da 'Braga Street Stage', ao início da noite.
No sábado, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante - a especial mais longa da prova com 37,55 quilómetros -, com duas passagens cada, vão acolher praticamente metade da distância do rali. Para domingo, estão marcadas mais quatro classificativas, Fafe, com duas passagens pelo seu emblemático salto, uma delas 'power stage', e os troços de Luílhas e Montim.
Shakedown em Paredes, corrida à noite em Lousada
Dani Sordo, da Hyundai, foi o mais rápido do Shakedown. O piloto espanhol estabeleceu o melhor tempo no troço de 4,6 quilómetros, ao fazer 3m06,9s, uma décima à frente do campeão do mundo, Sébastien Ogier (Ford). O francês dispõe de um novo Fiesta WRC e também efetuou três passagens pela classificativa. Jari-Matti Latvala, em Toyota mostrou rapidez na terceira e na quarta passagens e estabeleceu como melhor marca o tempo de 3m07,1s, ou seja, apenas mais duas décimas.
O Rali de Portugal começa oficialmente com a Superespecial de Lousada, marcada para as 19h03. Mas, para além dos bólides do WRC, há muito mais para ver na pista nortenha. Veja o horário previsto:
08h00 / 11h30 Ralicross – Abertura do paddock para a entrada dos convidados
09h00 - Abertura das bilheteiras
13h30 - Abertura do circuito ao público
14h00 - Desfile e atuação de um grupo de Bombos
14h20 - Início de Atuação dos DJ´s
14h30 - Acrobacias com Paulo Martinho
16h05 - Ralicross – 10 Super 1600 (cerca de 30 minutos)
16h35 - Ralicross – Cerimónia de Pódio
16h45 / 18h00 - Clássicos (Eliminatórias)
18h00 / 18h10 - Acrobacias com Paulo Martinho
18h15 - Clássicos (Meia Final)
18h25 - Clássicos (Final)
18h35 - Clássicos Desportivos – Cerimónia de Pódio
18h45 - Inspeção da Pista pelos delegados FIA
19h03 - WRC (1ª Série)
21h30 - WRC – (última Série)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.