A voz do Bob e a factura das gasolinas

O gasóleo em Portugal já é mais caro do que a gasolina em Espanha. O Governo não quer saber (...). Não é verdade que quanto mais caros forem os combustíveis, mais IVA o Estado recebe?!

11 de maio de 2008 às 00:00
A voz do Bob e a factura das gasolinas
Partilhar

O músico pop irlandês, Bob Geldof, o precursor da New Wave, ex-vocalista dos Boomtown Rats, conhecido pela sua condição de activista, nomeadamente quando, através do Live Aid, colocou na agenda a perturbante questão da fome (que mata) em África, passou em Lisboa a convite do BES para participar numa conferência sobre ‘Desenvolvimento Sustentável’.

Os mangas de alpaca cá da paróquia mais a representação diplomática dos paninhos quentes convenceram-se (sabe-se lá porquê) que Bob achar-se-ia inspirado para cantar a harmonia. O caldo entornou-se quando Geldof afirmou que as casas mais ricas do Mundo estão a ser construídas na baía de Luanda – a preços mais altos do que os praticados nas zonas mais elitistas de Londres -, não se coibindo de sublinhar que ‘Angola é gerida por criminosos’.

Pub

Houve certamente quem se lembrasse da letra de ‘I Don’t Like Mondays’, mas era terça-feira. Houve burburinho. O embaixador Assunção dos Anjos achou naturalmente que havia caído numa espécie de cilada, na viagem (tão curta) ao inferno. Que não era justo. Que o Estado angolano tem feito tudo o que é possível para melhorar as condições de vida das populações. Pois. Acredito que o esforço seja muito grande. Mas a verdade é que as riquezas naturais de um país que tem, de facto, potencial para ser um dos mais ricos do Mundo, não chegam a todos. Quatro milhões de deslocados em Angola para um total de cerca de 12 milhões de habitantes. É muito milhão. É muito deslocado. Mais de 8 milhões a viver no limiar da pobreza. É muito milhão. É muito pobre.

Perdoem-me aqueles que estão com os olhos no petróleo de Angola ou que já vivem anafadamente dele, acumulando nos seus cofres autênticas fortunas diárias à custa do ‘ouro negro’. Perdoem-me aqueles que, na área do negócio, têm importantes interesses a defender. O Mundo está assim porque há poucas vozes como a do Bob. Os políticos não querem saber.

Em tempo: os preços dos combustíveis vão continuar a aumentar. O gasóleo em Portugal já é mais caro do que a gasolina em Espanha. O Governo não quer saber. É tudo especulação e resultado da conjuntura internacional. Pois. Não é verdade que quanto mais caros forem os combustíveis, mais IVA o Estado recebe?!

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar