Drones: A ficção que é já realidade
Basta o operador pensar numa direção para “o avião rolar para a direita e para a esquerda”.
A ideia parece tirada da ficção científica, mas já é possível pilotar uma aeronave não tripulada com impulsos do cérebro. Basta o operador pensar numa direção para "o avião rolar para a direita e para a esquerda", explica o investigador Nuno Loureiro, que pilotou o drone a partir do aeródromo das Lezírias. É necessário usar um capacete ligado a um eletroencefalograma, para captar os sinais elétricos e transmiti-los para uma estação de controlo.
A tecnologia faz parte do ‘Brainflight’, projeto português em parceria entre a Tekever e a Fundação Champalimaud. Na fábrica, em Óbidos, são produzidas as miniaeronaves. Ricardo Mendes, da Tekever, revela que a PSP na final da Liga dos Campeões, disputada no Estádio da Luz, "usou um equipamento destes como parte da operação de segurança".
Recentemente, numa missão da NATO no Kosovo, o Exército português também usou os drones. Fora de portas, a empresa lidera o projeto ‘RAPSODY’, que, dentro de dois anos, vai usar drones na vigilância marítima europeia.
GLOBAL NET
Avião a sol inicia volta ao Mundo
Foram precisas 12 horas para o ‘Solar Impulse-2’ (avião 100% movido a energia solar) percorrer cerca de 400 quilómetros entre Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e Mascate (Omã), naquela que foi a primeira de 12 viagens experimentais. O avião dará a volta ao Mundo até agosto.
SABER GLOBAL
iSkin: Pele controla telefone
Atender ou rejeitar chamadas são operações realizadas pela iSkin. Autocolantes fixados na pele do utilizador permitem ligação a chip de computador e dispositivo móvel.
SNS britânico: Calculadora cardíaca
O serviço nacional de saúde britânico lançou aplicação online que deteta a data de ataque cardíaco ou AVC. O objetivo é levar os britânicos a mudarem os seus hábitos.
Google: Um Android virtual
A multinacional Google está a preparar o lançamento de uma versão do Android para ser usada em dispositivos de realidade virtual.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt