Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
1

Google 'transforma' ecrãs em computadores

Chromebit é a nova aposta da tecnológica.
J.F.S. 24 de Junho de 2015 às 18:52
O novo Chromebit vai chegar ao mercado este verão
O novo Chromebit vai chegar ao mercado este verão FOTO: D.R.

O novo Asus Chromebit é do tamanho de um charuto e, ainda assim, é um pequeno computador capaz de correr softwares se for ligado a um ecrã LCD ou a um televisor, desde que tenha uma entrada HDMIO gadget vem equipado com 2 GB de memória RAM, armazenamento de 16 GB e ligações por USB, Bluetooth e Wi-Fi.

De acordo com o vice-presidente da Google, Caesar Sengupta, este aparelho vai chegar ao mercado norte-americano ainda este verão por menos de cem dólares e vai permitir aos utilizadores aceder a programas como processadores de texto, folhas de cálculo, correio eletrónico e vídeos online. Tudo com o cunho do novo sistema operativo do gigante norte-americano, o Chrome OS.


A filosofia seguida pelo novo gadget é simples: transformar qualquer ecrã num computador, onde quer que esteja, de forma a reduzir a dependência dos aparelhos tradicionais e de todos os contrangimentos físicos que os mesmos acarretam. Ainda assim, o software exige um rato e um teclado para navegar.

Investir no futuro da tecnologia
Há alguns anos que a Google investe fortemente nos portáteis Chromebook e noutros dispositivos com o mesmo sistema operativo. A empresa entrou no mercado norte-americano e impôs os produtos junto de instituições governamentais e de negócios.


Em março foram revelados novos modelos de portáteis com preços desde os 149 dólares (132 euros) e este verão é lançado o novo Chromebook ultra-fino, que se converte num tablet com ecrã tátil (híbrido).

Antes de tudo isto, a Google tinha lançado o Chromecast, uma pen drive que 'transforma' televisões mais antigas em Smart TV, com streaming de vídeo e séries da Internet. Com o mesmo hardware do Chromebook, o novo Chromebit é uma extensão desta ideia e é mais rápido a correr várias aplicações ao mesmo tempo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)