O velho lobo do mar
Jacques-Yves Cousteau levou as profundezas dos oceanos a casa de milhares de admiradores em todo o mundo
Jacques-Yves Cousteau nasceu a 11 de Junho de 1910 em Saint André de Cubzac (França) e morreu a 25 de Junho de 1997. Foi oficial da Marinha francesa, documentarista, cineasta e oceanógrafo. Cousteau foi inventor - com Émile Gagnan - do Aqualung, o equipamento de mergulho autónomo que substitui os pesados escafandros.
1949
Deixa a Marinha francesa e no ano seguinte funda a Campanha Oceanográfica Francesa e no ano seguinte arrenda o 'Calypso'.
1953
No seu primeiro livro 'O Mundo do Silêncio' prevê a ecolocalização dos golfinhos.
1956
Conquista o Óscar pelo documentário 'O Mundo Silencioso', filmado no Mediterrâneo e no mar Vermelho e produzido por Louis Malle. Com a assistência de Jean Mollard cria o 'pires de mergulho' SP-350, um veículo de mergulho que podia chegar aos 350 metros de profundidade. Cria uma casa submarina em que seis pessoas viveram durante um mês, a dez metros de profundidade.
1957
É eleito para director do Centro Oceanográfico do Mónaco. Lidera experiências com imersões de longa duração e casas debaixo de água.
1990
O músico francês Jean Michel Jarre lança o álbum 'Waiting for Cousteau' para homenagear o 80.º aniversário do oceanógrafo.
A GUERRA DOS HERDEIROS
FRANCINE TRIPLET
Amante do oceanógrafo, casou com ele logo após a morte da primeira mulher. Envolveu-se numa disputa pela herança e liderança da fundação e ganhou.
SIMONE
A primeira mulher de Jacques Cousteau morreu em 1990.
JEAN MICHEL
Por morte do irmão Phillip, assumiu o lugar deste ao lado do pai mas acabaram zangados por causa do projecto de um ecoresort com o nome Cousteau.
PHILLIPE JR E ALEXANDRA
Os filhos de Phillip protagonizaram com o tio e Francine uma longa batalha judicial.
PHILLIP COUSTEAU
A 28 de Junho de 1979, o hidroavião 'Consolidated PBY Catalina Calypso', após reparação nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, teve um acidente aquando da descolagem no rio Tejo, na zona de Alverca. Foi uma equipa de mergulho dos Sapadores Bombeiros de Lisboa que verificou que Phillip, filho de Jacques Cousteau, estava morto dentro da carlinga do hidroavião. O piloto estava envolto numa amálgama de ferros, preso pelos cintos na zona do abdómen e sem possibilidade de resgate.
'CALYPSO'
Foi um caça-minas de casco de madeira construído para a Marinha Real Britânica. Começou a navegar em 21 de Março de 1942, no mar Mediterrâneo. Após a II Guerra Mundial, tornou-se num ferryboat entre Malta e a ilha de Gozo. O milionário e ex-membro do parlamento britânico Thomas Loel Guinness comprou o 'Calypso' em 1950 e arrendou-o a Cousteau que o transformou num navio de expedição e base de apoio para o mergulho, filmagens e pesquisas oceanográficas. O oceanógrafo melhora a autonomia e o equipamento do 'Calypso', nomeadamente com mais tanques de diesel e água.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt