PARAGUAI: O SUL SEMPRE BELO
Sem costa marítima, mas de uma enorme riqueza natural, eis mais um território descoberto por portugueses. No coração da América do Sul
Descoberto em 1525 pelo português Aleixo Garcia, o Paraguai é um país interior, sem costa marítima, mas banhado por dois grandes rios – o Paraguai e o Paraná – que constituem excelentes vias comerciais.
Em pleno coração da América do Sul, o país, que faz fronteira com o Brasil, a Bolívia e a Argentina, possui um clima subtropical e a maior barragem hidroeléctrica do mundo – em Itaipu, no rio Paraná. Grande parte do território está constituído em parques e reservas naturais, onde a natureza se encontra protegida da acção humana.
O rio Paraguai é o eixo central de ligação da capital do país, Assunção, a Buenos Aires e ao Pantanal. É quase paradisíaco fazer o percurso do rio e admirar a beleza das suas margens, os portos e as embarcações marítimas. São muitos os desportos náuticos que se podem praticar, assim como a pesca submarina. É ainda possível fazer circuitos hídricos, entrando nas exuberantes selvas.
Já no rio Paraná, a força da corrente é tal que justificou a construção da maior barragem hidroeléctrica do mundo. O rio percorre cerca de 1 000 km do território e possui uma bacia com mais de 3.000.000 km2. Por este rio circularam os catequistas franciscanos e jesuítas, que assim chegaram aos indígenas e os evangelizaram.
Ao longo das suas margens estão importantes portos fluviais, como o de Canindeyú, Alto Paraná, Itapúa, Misiones e Ñeembucú. Um dos afluentes do rio Paraná é o Iguazú, que possui um atractivo para vários circuitos turísticos: as Cataratas de Iguazú, que distam apenas 28 km da Cidade del Este (o primeiro centro de compras internacional da América do Sul). É no rio Paraná que se encontra o paraíso do peixe mais famoso do país, o dourado, bem como outras espécies que atraem os adeptos da pesca desportiva. Não é de estranhar que aqui sejam organizadas várias competições de pesca.
O lago Ypoa é um imenso e inexplorado espelho de águas, que viajam em todas as direcções. Localizado em plena reserva natural, é um mistério que nos transporta a um mundo virgem, com um ecossistema rico em biodiversidade. Servindo de inspiração para melodiosas canções, existe ainda o lago Ypacarai, que nas suas margens tem a vila de Veraniegas de San Bernardino e a bela vila Areguá.
MARCAS JESUÍTAS
Fundamental na civilização e evangelização dos povos indígenas foi a presença dos jesuítas, que chegaram ao território em 1609, de onde foram expulsos pelos espanhóis em 1768. No entanto, o legado que deixaram foi importantíssimo e, hoje em dia, os edifícios construídos na época são peças fundamentais na reconstituição e descoberta da História do país. São, assim, de visita obrigatória as ruínas jesuítas, com destaque para San Ignacio Guazú, a primeira congregação jesuíta do país, datada de 1610 e localizada na cidade de San Ignacio de las Misiones, a cerca de 226 km da capital. Assunção possui o museu mais representativo da presença dos jesuítas, com talhas variadas e de grande valor, que têm sido expostas nos grandes eventos mundiais. A mais famosa das ruínas é a de Trinidad del Paraná, de 1706, a última congregação a ser construída e que está classificada, pela UNESCO, desde 1993, como Património Universal da Humanidade.
A cidade de Assunção começou a crescer em 1890 e, desde então, tem conhecido um enorme desenvolvimento. A combinação de edifícios antigos, coloniais e modernos dá à cidade um aspecto encantador. De visita obrigatória é a Casa da Independência, a Casa Viola, a Catedral, o Palácio do Governo e a estação de caminhos-de-ferro. Toda a metrópole está empenhada no desenvolvimento e participa activamente nos novos projectos, de que é exemplo o Plano de Desenvolvimento Urbano e Ambiental e o Projecto da Franja Costeira, cujo objectivo é proteger a cidade contra periódicas inundações das zonas ribeirinhas.
CIRCUITOS TURÍSTICOS
Para além do circuito à cidade de Assunção, existe o de Chaco, região a norte do país e local da caça por excelência. Esta zona do país é banhada pelos rios Paraguai e Pilcomayo e pelos seus múltiplos afluentes. É nesta região que se encontram os três maiores parques nacionais: o Parque Nacional Defensores del Chaco, com cerca de 780 mil hectares, o Parque Nacional Tinfunke, com 280 mil hectares, e o Parque Nacional Teniente Agripo Enciso, com cerca de 40 mil hectares, que possui a típica paisagem de Chaco – seca e com densos bosques.
Mas o maior e mais apetecível circuito turístico é o do Triângulo de Ouro. Tendo por base a visita a três cidades – Assunção, Encarnação e Cidade del Este – inclui visitas às zonas agrícolas e arredores das três cidades, passando por povoamentos coloniais e indígenas.
Se passar pela cidade de Encarnação, tem uma excursão à Ilha do Meio e às suas praias, onde pode praticar alguns desportos náuticos. Pode fazer compras no centro da cidade, em especial artesanato, e visitar a ponte e a basílica de San Roque González de Santa Cruz.
Estas são algumas, das muitas, razões para partir à descoberta do Paraguai. Chegado a este país, em pleno coração da América do Sul, vai deparar-se com um autêntico oásis de Natureza e beleza humana, possuidoras de uma enorme riqueza histórica, que espera pela sua visita.
Localização: América do Sul
Capital: Assunção
Área: 407.000 km2
Fuso horário: -3 horas
Moeda: Guarani
Indicativo telefónico: 0059521
População: 5.585.828 habitantes
Língua oficial: Espanhol e guarani
Religião: Cristã
Regime de governo: República
Actividade económicas: Criação de bovinos, erva-mate, algodão, banana, cana-de-açúcar, soja e tabaco.
É necessário Passaporte português com uma validade mínima de seis meses. É bom ter o cartão de vacinas em dia.
Não existem voos directos entre Lisboa e o Paraguai. A Continental Airlines e a Varig têm voos regulares que fazem a ligação a várias cidades do Paraguai.
Hotel Yacht*****
Hotel Cecilia*****
Hotel Internacional****
Aparthotel Don Gerardo***
Obrigatório ver e fazer:
Cruzeiros no rio Paraguai
Barragem no rio Paraná
Desporto náuticos
Pesca submarina
Ruínas jesuítas
Casa da Independência
Casa Viola
Catedral de Assunção
Palácio do Governo
Estação de caminhos-de-ferro
Parque Nacional Defensores del Chaco
Parque Nacional Tinfunke
Parque Nacional Teniente Agripo Enciso
Circuito Triângulo de Ouro
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt