Alunos de Almada fizeram versão fotográfica dos ‘Painéis de São Vicente’ à moda do século XXI.
Pedro só joga futebol na PlayStation, mas transformou-se em Cristiano Ronaldo. Maura canta fado, mas desta vez vestiu a roupa de Marilyn Monroe. Joel é um rapaz, mas encarnou a cantora Mariza. Daniel é tímido mas agarrou o Óscar de Leonardo DiCaprio com convicção. Sara e Miguel fingiram-se de Angelina Jolie e Brad Pitt num ‘casamento’ que foi só mesmo para a fotografia.
Todos eles são alunos do 11º ano do curso profissional técnico de Design Gráfico da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada, a turma que recebeu o primeiro prémio de fotografia no concurso ‘A Minha Escola Adota um Museu, um Palácio, um Monumento’. ‘Adotaram’ o Museu Nacional de Arte Antiga e ‘tomaram de assalto’ a obra ‘Painéis de São Vicente’ – fizeram um remake fotográfico voltado para a atualidade, transformando a imagem de 1470 – atribuída ao pintor Nuno Gonçalves, embora quer a data quer a autoria não reúnam consenso – numa contemporânea série onde as figuras não são frades nem infantes, são antes personalidades conhecidas do grande público. Ou não fossem os alunos desta geração – nesta turma têm entre os 16 e os 19 anos – ‘prós’ nisto de se fotografarem com o telemóvel e publicarem à exaustão os autorretratos nas redes sociais, as mesmas onde também acompanham a par e passo as vidas dos ídolos.
NA PELE DE RONALDO
O desafio da turma começou por ser estético: tentar ter o mesmo número de figuras presentes por painel e o mais possível nas mesmas posições do que aquelas que aparecem na obra descoberta em finais do século XIX no Paço Patriarcal de São Vicente de Fora, em Lisboa, por muito distantes que sejam os temas. O Painel dos Frades transformou-se no painel do Desporto, com Cristiano Ronaldo a roubar o plano ao tenista Rover Federer e à judoca Telma Monteiro. "Só não tenho o dinheiro do Ronaldo, de resto tenho tudo. E só jogo futebol na PlayStation, na realidade jogo vólei", brinca Pedro Veras, de 18 anos, que não se ficou pelo futebolista na selfie coletiva das celebridades. "Também fui o Ben Affleck, o Elvis Presley e o Gandalf [personagem de ‘O Senhor dos Anéis’]", orgulha-se. Também é ele que explica que no painel da Política e da Religião (na obra original chamada Painel dos Pescadores) estão deputados corruptos: "É óbvio que a nossa geração se preocupa com os deputados corruptos, porque daqui a uns anos somos nós que vamos pagar isto."
Para não se achar que os adolescentes do século XXI andam a dormir, na mesma imagem há um José Sócrates ajoelhado e algemado, desempenhado por Ricardo Almeida. "Estávamos um bocado reticentes se o púnhamos ou não, por ser um bocado polémico, mas acabámos por decidir que sim por ser uma questão da atualidade", explica Sara Custódio, de 17 anos, responsável por este painel e também pelo da Política e Religião, onde além do ex-primeiro-ministro que esteve preso está também representado o papa Francisco, vestido por Diogo Casimiro, e um Daniel Tulbur de braços cruzados a fazer de Donald Trump, o candidato republicano às eleições presidenciais nos EUA.
Difícil foi chegar a um consenso sobre que figura central faria as vezes do infante Dom Henrique no painel da Música. "A turma queria que a personagem que representasse a música portuguesa fosse o Quim Barreiros, mas eu e alguns colegas achámos que devíamos ter outro tipo de representante. Nessa altura, a Mariza tinha cantado na tomada de posse do Presidente da República e por isso achámos que era boa opção. Houve alguma discussão, mas conseguimos chegar a um consenso", partilha Paula Penha, professora da disciplina Oficina Gráfica, uma das docentes que orientaram a turma neste projeto, a par da colega Teresa Saldanha, que dá aulas de História de Arte.
Para caracterizar a fadista, a turma elegeu Joel Fernandes – "gastámos uma embalagem de cera para pôr o cabelo parecido" – que no painel das Celebridades também representa uma mulher: Ellen DeGeneres, a comediante que na cerimónia dos Óscares de 2014 tirou uma selfie rodeada de estrelas de Hollywood que ficaria para a história daquela edição do evento. Neste remake feito na margem sul do Tejo, Mariza partilha o ‘palco’ com estrelas como Rihanna, Eminem, Madonna, Snoop Dogg, Bruno Mars, Steve Aoki e Justin Bieber, pelo que não se pode dizer que não há democracia musical por estas bandas.
ESTRELAS DE HOLLYWOOD
No painel de Hollywood também há espaço para vários egos: há um seguro DiCaprio depois de receber o Óscar, uma Jennifer Lawrence vacilante (a atriz norte-americana já caiu duas vezes, uma na cerimónia maior da sétima arte, outra numa estreia), uma Kardashian a tentar roubar a cena (nada que uma das irmãs não faça na vida real), o casal ‘Brangelina’, Sylvester Stallone, Rowan Atkinson (o ator que dá corpo a Mr. Bean), Ben Affleck, Scarlett Johansson e uma sorridente Ellen.
Ao lado, o antigo Painel dos Cavaleiros cedeu a moldura às personagens que a turma elegeu como as mais marcantes dos filmes e séries que lhes ocupam as matinés e os serões: há desde o hobbit Bilbo, ao pirata Jack Sparrow, passando por um zombie, um Harry Potter e até um Darth Vader, que aproveitou a caracterização para pregar uns sustos na escola.
"Por último, o painel dos mortos. Os alunos chegaram à conclusão de que havia figuras muito marcantes que já não estavam entre nós", conta Paula Penha. Casos de Amy Winehouse, Marilyn Monroe, Michael Jackson, Kurt Cobain e Elvis Presley – curiosamente, todos eles, à exceção da cantora de ‘Rehab’ e da voz de ‘Thriller’, morreram antes destes adolescentes nascerem, o que prova que há ícones que na verdade nunca desaparecem.
É um bocadinho o que se passa com os ‘Painéis de São Vicente’ – por muitos anos que passem (e estamos a falar do século XV, por isso são mesmo muitos!) – a obra continua envolvida numa aura de mistério que resiste a correntes estéticas, teorias da conspiração e... até virou selfie, a moda do século XXI, pela mão desta turma de artistas de Cacilhas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.