Em férias não há razão para dar folga à lancheira, mas as receitas devem ser diferentes.
É tempo de férias e agosto pede comida fresca, saudável e pronta para levar e partilhar em qualquer lugar. Além disso, ninguém quer desperdiçar na cozinha o tempo precioso para os grandes mergulhos ou para as boas conversas. Por isso, há que simplificar.
Na hora de fazer a lancheira convém lembrar que há certos ingredientes que devem ser evitados a todo o custo. Uns porque se estragam mais depressa (como o fiambre, por exemplo), outros porque dificultam a digestão, o que pode ser um incómodo para quem quer passar o dia inteiro na praia ou em viagem. Procure utilizar ingredientes frescos e da estação, pois são mais nutritivos e saborosos e, quando cozinhar, lembre-se que a comida deve ser arrefecida rapidamente. Há um truque fácil e que resulta até no verão: mergulhe a panela em água com gelo.
A ‘Domingo’ pediu a duas nutricionistas para nos darem as suas sugestões mais inspiradas. Ana Bravo (fundadora do blog ‘Nutrição com Coração’) escolheu um delicioso pão de batata-doce, hambúrgueres de atum e salada de curgete e morangos. Já Maria Gama (criadora do projeto ‘Põe-te na Linha’) deixou-nos a sua quiche de cogumelos, uma salada de quinoa e húmus de beterraba, muffins de coco e panquecas de cenoura.
PÃO DE BATATA-DOCE
Comece por cozer a batata-doce e transforme-a em puré. Misture todos os ingredientes, amassando com as mãos. A massa fica maleável e homogénea. Molde pequenas bolinhas que cozinham cerca de meia-hora no forno a 180 graus. Use um tabuleiro forrado com papel vegetal.
INGREDIENTES
1 chávena puré de batata-doce
1 chávena polvilho doce
3 c. sopa azeite
1/4 chávena água
1 c. sopa sementes chia
SALADA DE QUINOA E HÚMUS
Numa tigela coloque os espinafres, os pimentos cortados aos bocadinhos, a quinoa cozida, a cenoura, a cebola e o ovo cozido. No meio, o húmus de beterraba. Para obtê-lo basta misturar 1/2 beterraba à receita de húmus de grão e triturar.
INGREDIENTES
3 c. sopa de Quinoa cozida
1 mão de folhas de espinafre
1/2 cenoura ralada
1/2 pimento vermelho
1 ovo cozido
1/2 cebola
2 c. sopa húmus de beterraba
SALADA DE CURGETE E MORANGOS
Corte os morangos e a curgete. Tempere o frango com limão, grelhe e fatie. Grelhe a curgete. Numa travessa, disponha os ingredientes e polvilhe com queijo feta aos cubos, amêndoas e a laranja em pedaços pequenos.
INGREDIENTES
1 curgete
6 morangos
4 c. sopa quinoa cozida
2 chávenas alface em juliana
200 gr peito de frango
30 gr queijo feta
1/3 laranja
1 c. sopa miolo amêndoa com pele
q.b. sumo de limão
HAMBÚRGUER DE ATUM
Misture o atum, o alho, o sumo de limão, a cebola, a salsa e 2 colheres de sopa de cenoura ralada. Amasse e molde 2 mini-hambúrgueres. Grelhe-os. Sirva com salada de cuscuz e cenoura ralada e feijão verde ao vapor.
INGREDIENTES
200 gr lombo atum picado
q.b. sumo de limão
1 dente de alho picado
1 c. sopa cebola picada
1 c. sopa salsa picada
4 c. sopa cenoura ralada
4 c. sopa cuscuz cozidos
q.b. feijão verde cozido
QUICHE DE COGUMELOS
Triture o tomate, a beterraba e junte os cogumelos (demolhados e laminados), 4 ovos, as claras, as cenouras aos bocadinhos, a cebola, o alho picado e os temperos. Disponha num pirex e por cima espalhe 2 ovos batidos. Leve ao forno 40 minutos.
INGREDIENTES
140 gr de cogumelos
1 Tomate
1/2 Beterraba
6 Ovos
100 ML Claras pasteurizadas
1 Cebola
2 Cenouras
2 dentes de Alho
Pimenta q.b, orégãos e salsa q.b.
MUFFINS DE COCO
Numa tigela junte aos flocos de aveia e farinha de espelta o coco ralado. De seguida misture a bebida vegetal, o ovo e as peras cozidas (reduzidas a puré). Bata as claras em castelo e envolva devagar. Use formas de silicone e leve ao forno a 180º C.
INGREDIENTES
70 gr de flocos de aveia
100 gr de farinha de espelta
10 gr de coco ralado
150 ml de bebida de coco
100 ml de claras
1 ovo
2 peras cozidas
fermento q.b.
PANQUECAS DE CENOURA
No liquidificador coloque os flocos de aveia, a água, bebida vegetal ou leite. Triture tudo. No 1,2,3 pique as cenouras e junte. Junte os ovos, as maçãs cozidas e a canela. Volte a triturar tudo até ficar bem envolvido. Coloque uma colher de sopa numa frigideira antiaderente. Quando começar a formar bolhas à superfície, vire do outro lado.
INGREDIENTES
360 gr de Flocos de aveia
600 ml Água, bebida vegetal
ou leite magro
500 gr Cenoura crua
4 Maçãs cozidas
2 Ovos
Canela q.b.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.