Cineasta diz que é “um optimista compulsivo”, pois esquece depressa o desânimo, Tal e qual como o primeiro-ministro. Para explicar como vai o País, basta-lhe o título de um dos seus filmes – ‘Pulsação Zero’.
Fragata fez bingo na bilheteira com ‘Sorte Nula’ (2004), um thriller dinâmico com António Feio, Adelaide de Sousa, Helder Mendes, Rui Unas, Isabel Figueira e Bruno Nogueira. voltou agora, aos 44 anos, com ‘Contraluz / Backlight’, o primeiro filme português rodado nos EUA (Nevada e Arizona).
No seu novo filme conta com duas beldades portuguesas radicadas nos EUA – Evelina Pereira e Ana Cristina Oliveira – ao lado de Joaquim de Almeida. ‘Contraluz’, que narra o encontro de várias personagens em situação de desespero, decorre nos desertos americanos. Sobre esta escolha de ‘set’, este realizador, nascido no Estoril, tem uma simples justificação: "Sempre foram fonte de inspiração para mim".
Neste Teste Americano pede para "definir balúrdio" quando se fala da soma elevada que o Governo lhe pagaria por propaganda. E escolheu por duas vezes uma opção diferente das apresentadas.
*A resposta escolhida surge a sublinhado
- "Contraluz" tem como pano de fundo as paisagens americanas do Nevada e Arizona. Com a receita de bilheteira vai rodar o seu próximo filme...
a) Nas ilhas Virgens, Caraíbas
b) Em Praga e Budapeste
c) No Seixal e Cruz de Pau
- O actor Joaquim de Almeida lidera o elenco. Em sua opinião, o nosso ‘Quim de Hollywood’ terá o maior sucesso da carreira como:
a) Mafioso cubano em Miami
b) Barão da droga colombiano
c) Bandido mexicano
d) Outra hipótese: Suicida salvo por um GPS
- Entre os títulos dos seus filmes, escolha o que caracteriza melhor a actual situação político-económica portuguesa
a) ‘Pesadelo Cor de Rosa’
b) ‘Sorte Nula’
- A frase é sua: "Sempre que acabo de fazer um filme apercebo-me de que não vale a pena o esforço, mas depois esqueço-me disso e começo a sonhar em fazer outro". Podemos, portanto, concluir que é...
a) Um escravo do trabalho, como Armando Vara, o ex-administrador e ex-vice--presidente do Conselho de Administração executivo do Millennium BCP e arguido no ‘Face Oculta’
b) Um optimista compulsivo, como o primeiro-ministro José Sócrates
c) Um voluntarista incorrigível, como Rui Pedro Soares, ex-administrador da PT, envolvido no ‘Face Oculta’
- O sonho comanda a vida. Qual destes pensa que será mais fácil de concretizar?
a) Chegar aos 102 anos e ser convidado para a estreia do último filme de Manoel Oliveira
b) Juntar Soraia Chaves, Rita Pereira, Penelope Cruz e Paz Vega numa superprodução ibérica de 100 milhões
c) Realizar um ‘Pulp Fiction’ a três mãos com Quentin Tarantino e Fernando Meirelles
- O Governo paga-lhe um balúrdio para realizar quatro ‘clips’ de propaganda política – no fundo, um branqueamento de episódios polémicos. Que faz?
b) Em princípio, não aceito
c) Trabalho é trabalho
- Oferecem-lhe um cruzeiro à volta do mundo e tem de escolher entre três hipóteses, cada uma com três convidados. Qual escolhe?
a) Escritora Ana Luísa Guimarães, apresentador Manuel Luís Goucha e realizador Joaquim Leitão
b) Actores Adelaide de Sousa, João Baião e Soraia Chaves
c) Apresentador Rui Unas, comentador do ‘social’ Carlos Castro e actriz Evelina Pereira
- Em qual destas três pivots televisivas pensava para protagonista de um ‘Instinto Fatal’ à portuguesa?
a) Jornalista da SIC, Clara de Sousa
c) Jornalista SIC Notícias, Ana Lourenço
d) Jornalista da RTP, Judite de Sousa
e) Outra hipótese: Jornalista da SIC, Andreia Vale
- Qual destes três símbolos da idade do ouro da Comédia Portuguesa teria hoje mais hipóteses de ser uma estrela do cinema e da televisão?
a) António Silva
c) Francisco Ribeiro, ‘Ribeirinho’
- Está numa praia discreta e uma figura pública, em topless, vem ter consigo e cumprimenta-o pelo sucesso do seu filme, ‘Contraluz’
a) Agradece e convida-a para fazer um teste cinematográfico
b) Não tira os olhos do mar
c) Cumprimenta-a e falam dos incêndios
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
                        O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário. 
                        O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
                    
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
                    Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login. 
                    Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
                
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.