O vocalista dos Moonspell diz que agora é preciso começar a governar com responsabilidade e que face à situação do País a música que calhava melhor era ‘Portugal, Portugal’, de Jorge Palma
A música pesada marca o percurso de Fernando Ribeiro, nascido num dia quente de Agosto de 1974. Mas o dono do microfone dos Moonspell é também um escritor: o quarto livro de poesia está a caminho e o primeiro de contos ('Senhora Vingança') saiu este ano. Fernando Ribeiro namora com Sónia Tavares, dos The Gift.
Recém-chegado de Toronto e quase de partida para a Grécia para actuar no Sonisphere (ao lado de Iron Maiden, Mastodon ou Slipknot), Fernando Ribeiro ainda arranja uns dias (às vezes só mesmo umas horas) para matar saudades de Portugal.
"Este vai ser um ano sem férias, porque estamos com a agenda cheia de concertos - é a época dos festivais de Verão na Europa - e, nas pequenas pausas, estamos a gravar o nosso próximo álbum de originais", diz.
Tudo depois de um ano marcado pela bem sucedida digressão acústica ‘Sombra', que mostrou ao público a face mais crua da música dos Moonspell.
A resposta escolhida surge a sublinhado
- Onde é que gostava que os Moonspell actuassem?
a) Índia - "Porque já lá estive e é definitivamente um território a explorar no campo do heavy metal"
b) Havai
c) Alasca
- Que tipo de versão faria para uma canção dos Gift?
a) Uma canção à Kiss
b) Uma balada à ‘Love & Rockets'
c) Um riff que nunca mais acabava...
- Tendo em conta o actual panorama político e económico do País, ‘Alma Mater' continua actualizado porque:
a) Porque era preferível continuarmos orgulhosamente sós
b) Porque é preciso recuperar o orgulho nacional
c) As boas canções não têm prazo de validade
- Qual destas canções escolheria para uma adaptação?
a) ‘Índios da Meia Praia', de Zeca Afonso
b) ‘Portugal, Portugal', de Jorge Palma
c) ‘Ai Destino, Ai Destino', de Tony Carreira
- Acabámos de eleger novo Governo. Qual a sua perspectiva quanto ao futuro de Portugal?
a) Que continue tudo como dantes
b) Que fique tudo pior que antes
c) Que o antes passe a ser apenas uma recordação
d) Outra hipótese: "Que finalmente os políticos tirem a cabeça da areia e vejam que têm de governar para um país e um povo e não conforme as necessidades de meia dúzia de empresas ou pessoas. É uma questão de coragem e humanidade"
- O que deveríamos ter mostrado à troika, mas que eles - infelizmente - não viram?
a) Que apesar da crise somos uma espécie de Brasil na Europa: venham de lá as sardinhas, um cafezinho à beira-mar e praia
b) Que temos génios da música, da matemática, cientistas premiados e outra gente com muito valor que pode gerar dinheiro para pagar à troika
c) A realidade nua e crua das famílias portuguesas: o dinheiro mal chega ao fim do mês
- À mesa, prefere:
a) Caldo verde, pão com azeitonas, chouriço assado e arroz-doce.
b) Umas amêijoas à Bulhão Pato para começar e uma cataplana de marisco
c) Um bitoque e mousse de chocolate a rematar
- Se lhe pedissem para acrescentar um aos Dez Mandamentos, qual destes escolhia?
a) Não sentirás borboletas na barriga ao subir ao palco
b) Não aceitarás um projecto só porque é economicamente apetecível
c) Não aldrabarás a troika
d) Outra hipótese: "Uma boa conduta de vida torna os outros mandamentos omissos. As pessoas devem pensar pela sua cabeça, fazer o que lhes apetece e sofrer as consequências disso. Mais responsabilidade e menos mandamentos"
- Qual é o traço dos portugueses que o emociona?
a) A capacidade de bem receber
b) A capacidade de dramatizar
c) A capacidade de partir
d) Outra hipótese: "A capacidade de sobreviver neste país, que está sempre em crise, sempre ameaçado. A resiliência do povo português impressiona-me"
- Se um amigo estrangeiro lhe pedisse para citar um defeito de Lisboa, qual destes enunciaria?
a) As fachadas dos edifícios históricos sujas e mal cuidadas
b) Uma cidade desabitada de jovens por causa da especulação imobiliária
c) Trânsito desorganizado e poluição
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.