page view

Os exercícios que melhoram também o desempenho sexual

Podem doer mas reforçam a resistência cardiovascular, os músculos pélvicos e a flexibilidade. E isso nota-se no ato.

04 de março de 2018 às 01:30

É certo e sabido que o exercício promove a resistência de base, traz melhorias cardiovasculares, de mobilidade e funcionalidade motor, o que se traduz num melhor desempenho de diversas atividades, incluindo a sexual. Um estudo feito pela Universidade da Califórnia descobriu até que aqueles que fazem exercício físico 40 minutos por dia têm, em média, o dobro da atividade sexual e duas vez mais desejo que aqueles que só realizam 20 minutos de caminhada.

Os resultados não espantam aos profissionais da área desportiva, habituados a pesar na balança o esforço versus os seus benefícios.

"Naturalmente que o exercício, ao promover o bem-estar geral e a melhoria da condição física, vai trazer melhorias em várias áreas. Ao começar a treinar, existem efeitos hormonais positivos que podem levar a uma melhoria do desempenho sexual, como o aumento da testoterona (principalmente nos homens) e do estrogénio (nas mulheres), hormonas que têm um efeito no aumento do desejo sexual e melhoria no funcionamento dos órgãos sexuais. Também existe o aumento das endorfinas, hormona que irá levar a uma maior sensação de bem- estar, humor e alegria ao longo do dia", explica o personal trainer João Maldonado. Uma boa condição cardiorrespiratória vai, por isso, ajudar à atividade sexual. "Para tal, são aconselhados exercícios aeróbios como, por exemplo, a caminhada, a corrida, a natação e a bicicleta. Estes exercícios vão ajudar a pessoa a sentir-se menos cansada durante a atividade sexual", acrescenta.

A hormona essencial

Um bom "reforço muscular dos membros inferiores (pernas e glúteos), dos abdominais e de todo o pavimento pélvico, não esquecendo também os alongamentos, muito importantes para o ganho de flexibilidade" vão contribuir também para a atividade sexual. E tudo isto pode ser obtido com exercícios localizados simples, que podem ser feitos no ginásio ou em casa. Os mesmos efeitos positivos são assegurados por aulas mais específicas, como o método pilates ou o yoga, tão adequados para homens como para mulheres.

Por isso, além das boas notícias, fica uma lista de exercícios que pode realizar para melhorar a sua condição física e a funcionalidade e mobilidade motora. Já não há desculpas para não juntar o útil ao agradável.

PILATES PARA AMBOS

Double Leg Stretch

Single Leg Stretch

Roll-Down

Cat Stretch

Shoulder Bridge Prep

EXERCÍCIOS PARA ELES

Para o bom desempenho masculino na hora ‘H’, conta - e muito - a capacidade cardiovascular, que permite "prolongar o ato. Mas a força e até mesmo a flexibilidade também são importantes para eles", conforme frisa o personal trainer João Maldonado.

O instrutor sugere um plano de treino de cinco exercícios para homens que, feitos diariamente, permitem alcançar os objetivos pretendidos. Os exercícios em prancha, além de promoverem um aumento da força muscular geral, incidem sobretudo na região peitoral, dando aos homens mais força e autoestima. A série de exercícios termina com uma sugestão de alongamentos para realizar em duas fases. "Os alongamentos são ainda essenciais para melhorar a flexibilidade e aumentar os graus de movimento do corpo", justifica.

Up-Down Plank

Overhead Plank

Push-Up

Overhead Deep Squat

O primeiro momento consiste na realização de um agachamento até ao nível em que as mãos conseguem tocar o chão. Após esse movimento de agachamento, e mantendo as pernas bem fletidas e as costas bem direitas, deve então elevar ambos os braços em extensão total até estarem alinhados com o resto do tronco.

Stretching Global

EXERCÍCIOS PARA ELAS

Mesmo que unidos pelo mesmo objetivo, os sexos masculino e feminino costumam ter preferências diferentes na hora do treino. Enquanto eles preferem trabalhar a parte superior do corpo, elas optam pela inferior. Mas o corpo deve ser todo trabalhado em conjunto para que não fique desproporcional, tendo em vista a capacidade e os objetivos.

A personal treinar Liliana Barros elaborou um plano de treino específico para mulheres que, além de fazerem pela silhueta (seguramente um detalhe importante para a intimidade), permite melhorar a tonicidade dos músculos pélvicos, os abdominais e a flexibilidade.

Exercícios Kegel

Agachamento

Ponte de glúteos

Prancha de antebraços

Alongamentos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8