Tozé e Didi encontram-se por acaso numa viela de Lisboa. Passaram duas décadas desde aquela sexta-feira 13 de verdadeiro azar e maldição, que os marcou para sempre, quando dois amigos comuns deixaram o Mundo sem aviso: um matou o pai e em seguida atirou-se para a linha do comboio, o outro foi assassinado pelo porteiro de uma discoteca com o qual mantinha querela antiga.
Os que ficaram seguiram a vida como puderam. Primeiro aos tropeções, por uma estrada cheia de curvas e contracurvas, mais tarde de cabeça erguida, rumo certo e enorme vontade de conquistar espaço numa sociedade cada vez mais veloz e impiedosa, onde os jovens têm poucas oportunidades para singrarem. Didi, por exemplo, viu-se empurrado para o mundo das drogas, foi salvo pela namorada e acabou por fazer-se músico e produtor. Tozé, por seu lado, não fugiu ao destino de se formar em Jornalismo, acabando por ir trabalhar para Londres.
Naquela rua onde os dois se encontram ao fim de tantos anos de afastamento, o músico acaba por convidar o homem das letras para assistir ao concerto que dará nessa mesma noite. Até lá, as horas passam e Tozé embarca numa viagem ao passado, àquele dia fatídico e a todas as peripécias que aconteceram a seguir.
Assim começa ‘Sexta-Feira 13’, musical escrito por Eduardo Madeira a partir de algumas das mais emblemáticas canções compostas ao longo dos tempos pelos Xutos & Pontapés, o elo de ligação assente na famosa trindade do sexo, drogas e rock’n’roll.
TRINTA ANOS APÓS A EXPLOSÃO DO PUNK, a Toyota Box, nas Docas de Alcântara, em Lisboa, torna-se assim palco de um evento marcado pela rebeldia que caracterizou aquela geração. Mas o tema, forte e à partida capaz de suscitar algum constrangimento junto do público mais sensível, acaba por conseguir abarcar todas as faixas etárias. Tal como a música de Tim e companheiros de canções. “Existem algumas diferenças entre a altura em que decorre a acção e os nossos dias, mas creio que o espectáculo tem essa virtude de ser actual, de se adaptar bem ao presente. Aliás, faria pouco sentido que tal não acontecesse já que a música dos Xutos tem o condão de agradar a públicos diversos e à primeira vista distintos”, diz António Feio, que uma vez mais volta a trocar a representação pelo papel de encenador.
Juntar actores, cantores e dançarinos no mesmo palco tem sido missão curiosa e arriscada, desafio que o ‘Toni’ de ‘Conversas da Treta’ considera entusiasmante: “O musical é um género que só por si costuma dar trabalho suplementar, por causa dessa junção de áreas distintas. Neste caso particular tem havido um enorme trabalho de compensação entre todos os envolvidos, porque está muita coisa a decorrer ao mesmo tempo, sendo necessário uma grande entreajuda e coordenação para que resulte de forma apelativa, forte.”
Sérgio Lucas, vencedor da última edição do concurso televisivo ‘Ídolos’, da SIC, encarna Didi, um dos principais protagonistas, e não esconde a satisfação de integrar o extenso elenco de ‘Sexta-Feira 13’: “Para mim, trabalhar com estas pessoas é um sonho tornado realidade, uma oportunidade de contracenar com gente que admiro”, sublinha antes de confidenciar que “o mais difícil tem sido mesmo dançar.”
Com experiência no teatro amador, o cantor nem por um momento treme ao pensar que a estreia está próxima: “Sinto responsabilidade, mas nervos nem por isso. Faltam alguns dias, mas a satisfação é maior do que tudo e, afinal, quem não gosta dos Xutos & Pontapés?”.
‘SEXTA-FEIRA 13’
- Género: Musical
- Encenação: António Feio
- Actores: Bruno Cochat
Martinho Silva
Sérgio Lucas
- Classificação: Três estrelas
‘SEXTA-FEIRA 13’ PERCORRE A CARREIRA DOS XUTOS & PONTAPÉS.
- A Minha Casinha
- Chuva Dissolvente
- A Minha Aventura Homossexual...
- Sou Bom
- Vida Malvada (Instr.)
- Sexta-Feira 13 (Instr.)
- Para Ti Maria
- Barcos Gregos (Instr.)
- Não Sou o Único
- Se Me Amas
- Mãe
- Remar, Remar (Instr.)
- Conta-me Histórias
- À Minha Maneira
- Circo de Feras
- Manhã Submersa
- Pequenina
- Homem do Leme
- Mundo ao Contrário
- Morte Lenta
- Pêndulo
- Para Sempre
- Chuva Dissolvente
- Sexta-Feira 13
- Contentores (encore)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.