Governo avalia proposta de aumento salarial em 1% a 150 mil trabalhadores na função pública
Executivo admite dar aumento salarial de 6 a 7 euros mensais para quem ganha até 700 euros brutos.
O Governo está a analisar uma proposta para apresentar aos sindicatos da Função Pública que deverá passar por aumentos salariais de 1% para cerca de 150 mil trabalhadores do Estado. A medida ainda está a ser preparada, e não está fechada, mas a intenção do Executivo passará por dar acréscimos salariais de 6 a 7 euros mensais a trabalhadores com vencimentos brutos até aos 700 euros/mês, sabe o CM.
Inicialmente, a ideia do Executivo era dar um acréscimo maior aos vencimentos até aos 635 euros/mês, o que alcançaria cerca de 100 mil trabalhadores. Agora, com o Orçamento do Estado aprovado e com o impacto das medidas introduzidas no debate da especialidade já calculado, o Governo admite incluir mais uma carreira, englobando mais cerca de 50 mil funcionários públicos de menores vencimentos na subida de 1%.
A pressão salarial decorrente do descongelamento das carreiras –cujo efeito é já total na despesa com pessoal, já que terminou em dezembro a última tranche da reposição gradual dos direitos adquiridos em dez anos –pesa na decisão do Executivo.
Segundo fonte governamental, em janeiro a despesa com pessoal cresceu 3% face ao período homólogo de 2019, fruto da subida de vencimentos decorrente do descongelamento. Além disso, pesa também na decisão sobre 2020 o facto de, no próximo ano, o Governo ter admitido já assegurar um aumento mínimo de 1% se a inflação for inferior ou, se ficar acima deste patamar, acompanhar a inflação registada.
Negociação com sindicatos arranca já esta segunda-feira
Os sindicatos da Administração Pública reúnem-se com a ministra da Modernização do Estado já esta segunda-feira.
Esta é a segunda reunião deste ano, depois de na semana passada – em plena votação na especialidade do Orçamento do Estado – a ministra Alexandra Leitão ter voltado a dar sinais de abertura na negociação. Além disso, a governante admitiu rever o modelo de avaliação de desempenho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt