Portugueses "invadem" Espanha nas férias de verão

Quase 653 mil cruzaram a fronteira para férias em agosto, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

17 de novembro de 2025 às 01:30
Turistas portugueses em Espanha aumentam, com 653 mil em agosto, revelando um crescimento constante na última década Foto: M Lorenzo/EPA
Partilhar

É cada vez mais elevado o número de portugueses que atravessa a fronteira para passar férias em Espanha durante o verão. Só em agosto, foram quase 653 mil turistas portugueses, mais 126 mil do que os registados no período homólogo de 2024, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, que revelam que se trata do valor mais elevado de, pelo menos, a última década.

Número de turistas portugueses em Espanha ao longo dos anos

Pub

A informação divulgada pelo INE espanhol mostra que o número de turistas portugueses no país vizinho tem crescido de ano para o ano, com exceção nos dois anos da pandemia, ou seja, em 2020 e 2021. Os dados mostram que numa década o número mais que duplicou em agosto, o mês preferido para férias. Mas a análise ao mês de julho mostra a mesma tendência de crescimento, embora menos expressivo: numa década, passou de 237,4 mil turistas para quase 404 mil em julho de 2025. 

Nas estatísticas sobre o número de turistas por nacionalidade em Espanha, Portugal surge como o quinto maior emissor de turistas para Espanha, em agosto, numa tabela liderada pelo Reino Unido (com 2,2 milhões), seguido de França (com dois milhões), Alemanha (1,2 milhões) e Itália, com 803 mil cidadãos. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar