Grandes superfícies: 28 milhões de vendas por dia
Híper e supermercados vendem mais meio milhão de euros por dia do que em 2014.
Os portugueses gastaram, entre abril e junho, cerca de 28 milhões de euros por dia em produtos alimentares nos híper e supermercados. Trata-se de cerca de meio milhão de euros mais do que em igual período do ano passado, de acordo com o Barómetro de Vendas da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).
As grandes cadeias de distribuição registaram vendas de 4,2 mil milhões de euros no segundo trimestre do ano, com destaque para o setor alimentar, que cresceu 2% (mais 51 milhões de euros) face ao período homólogo.
O aumento da confiança dos portugueses explica, segundo Ana Isabel Morais, diretora-geral da APED, o aumento registado. "A este nível, as vendas do retalho alimentar, o volume de vendas, está a aproximar-se dos níveis anteriores à crise", adianta esta responsável.
Um forte impulso para o aumento do volume de vendas está a ser dado pelas promoções. Segundo o barómetro divulgado ontem, 41 por cento das vendas foram feitas com promoções.
São estas campanhas que explicam, por exemplo, o aumento de consumo dos produtos de limpeza. "Os consumidores estão sempre à procura de oportunidades, e este tipo de produtos não se estraga" sublinha Ana Isabel Morais. Quanto a previsões até ao final do ano, a diretora-geral da APED prefere não arriscar. "O período eleitoral influencia o consumo das famílias", afirma, recordando que hoje os portugueses reagem muito "ao contexto".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt