Angola cancela cimeira em Lisboa com empresários

João Lourenço vai encontrar-se com Rajoy e Putin.

13 de março de 2018 às 08:33
João Lourenço Foto: Lusa
O Executivo de António Costa, no qual Mário Centeno lidera o Ministério das Finanças, vai reforçar o capital de várias empresas do Estado, em 2018 Foto: Lusa
João Lourenço Foto: Lusa
António Costa Foto: Lusa
João Lourenço Foto: Lusa
António Costa na UTAD, em Trás-os-Montes Foto: Pedro Rosário/Lusa

1/6

Partilhar

A cimeira empresarial Portugal-Angola, que teria lugar no dia 27, em Lisboa, foi adiada. A justificação oficial foi a realização do  África CEO Fórum, na Costa do Marfim, onde vão estar presentes vários empresários e membros do governo angolano.

O encontro seria a primeira manifestação pública de desanuviamento das relações entre Portugal e Angola, desde o encontro de António Costa com João Lourenço, à margem da cimeira económica de Davos, na Suíça.

Pub

O presidente angolano manifestou, na altura, a sua preocupação pelo impacto do processo Fizz nas relações entre os dois países, que julga o ex-procurador Orlando Figueira e tem como réu o ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente.

João Lourenço fez depender a normalização dessas relações do envio do processo relativo a Vicente para Angola, algo que deverá ocorrer esta semana, com a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa de um recurso interposto pela defesa do ex-vice de José Eduardo dos Santos. Entretanto, João Lourenço recebe este mês o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e visita depois o presidente russo, Vladimir Putin.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar