Banco de Portugal acompanha situação do Banif
Supervisor faz comunicado sobre o Banif.
O Banco de Portugal disse esta terça-feira que, em articulação com o Ministério das Finanças, "está a acompanhar a situação do Banif, garantindo, como é da sua competência, a estabilidade do sistema financeiro, bem como a segurança dos depósitos".
Em comunicado, o supervisor financeiro liderado por Carlos Costa esclarece que, "tal como foi revelado pelas autoridades nacionais, europeias e pelo Conselho de Administração do Banif", o plano de reestruturação do banco "está a ser analisado pela Comissão Europeia e, em paralelo, está a decorrer um processo de venda internacional da instituição financeira conduzido pelo Conselho de Administração".
Deste modo, o Banco de Portugal adianta que "está a atuar dentro dos seus poderes e competências enquanto autoridade integrada no Mecanismo Único de Supervisão europeu". O presidente executivo do Banif, Jorge Tomé, sublinhou na segunda-feira à noite que o banco conta com uma posição de "liquidez confortável", garantindo que "os depositantes e contribuintes podem estar descansados".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt