A direção de informação da TVI pediu desculpas esta terça-feira pelas notícias que divulgou na noite de domingo e que indicavam que o Banif estava preparado para fechar e que haveria uma intervenção esta semana. Algo que a instituição financeira logo desmentiu de forma "categórica".
"Por estes motivos, a TVI envia desculpas aos seus espectadores, mas também aos accionistas, trabalhadores e clientes do Banif, pela difusão de um conjunto de informações que, embora cabalmente esclarecidas no jornal ‘25ª hora’, emitido à meia-noite, poderão ter induzido conclusões erradas e precipitadas sobre os destinos daquela instituição financeira", indica uma nota da direcção de informação do canal de Queluz.
A TVI garante que "a Direcção de Informação da TVI ponderou devidamente a divulgação da informação sobre a situação do referido banco, que considera matéria de relevante interesse público e jornalístico, tendo optado pela divulgação em texto de rodapé, na forma de 'última hora', por este tipo de informação ser normalmente suscetível de desenvolvimentos, de novos dados que aprofundam a notícia inicialmente divulgada".
A instituição bancária liderada por Jorge Tomé já tinha desmentido ontem em comunicado as informações avançadas pela TVI, alegando "que não só não correspondem à verdade como não têm qualquer espécie de fundamento". O Banif afirmou ainda que não deixará de apurar em sede judicial toda a responsabilidade dos autores de tais notícias e os que contribuíram para a sua propagação, na defesa dos melhores interesses dos seus clientes, colaboradores e accionistas.