Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
9

Banco de Portugal acompanha situação do Banif

Supervisor faz comunicado sobre o Banif.
15 de Dezembro de 2015 às 12:34
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa FOTO: Mariline Alves

O Banco de Portugal disse esta terça-feira que, em articulação com o Ministério das Finanças, "está a acompanhar a situação do Banif, garantindo, como é da sua competência, a estabilidade do sistema financeiro, bem como a segurança dos depósitos".

Em comunicado, o supervisor financeiro liderado por Carlos Costa esclarece que, "tal como foi revelado pelas autoridades nacionais, europeias e pelo Conselho de Administração do Banif", o plano de reestruturação do banco "está a ser analisado pela Comissão Europeia e, em paralelo, está a decorrer um processo de venda internacional da instituição financeira conduzido pelo Conselho de Administração".

Deste modo, o Banco de Portugal adianta que "está a atuar dentro dos seus poderes e competências enquanto autoridade integrada no Mecanismo Único de Supervisão europeu". O presidente executivo do Banif, Jorge Tomé, sublinhou na segunda-feira à noite que o banco conta com uma posição de "liquidez confortável", garantindo que "os depositantes e contribuintes podem estar descansados".

Banco de Portugal Ministério das Finanças Banif Conselho de Administração do Banif Comissão Europeia banca
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)