Bancos emprestam 26,6 milhões de euros por dia para consumo
Financiamento para a compra de automóveis usados ascendeu a 247 milhões de euros.
A evolução dos novos créditos aos consumidores em julho, divulgada esta segunda-feira pelo Banco de Portugal, mostra que foram emprestados diariamente 26,6 milhões de euros por dia para consumo, o que inclui, por exemplo, o financiamento de obras ou de automóveis . No total, foram concedidos cerca de 827 milhões de euros, mais 11,4% face ao mesmo mês do ano passado, em todos os segmentos de crédito.
Mais de 44% dos montantes emprestados pela instituições em julho foram concedidos para crédito pessoal, nomeadamente para a casa, educação e saúde. Já o crédito automóvel concedido ascendeu a 339 milhões de euros, com destaque para a compra de veículos usados, com valores muito superiores ao emprestados para a compra de carros novos. Segundo dados do BdP, foram emprestados 339 milhões de euros para a compra de carros, dos quais mais de 247 milhões de euros para automóveis usados, um aumento de 8% face a julho do ano passado.
No crédito concedido através de cartões ou a descoberto atingiu 120 milhões de euros, mais 8,5 milhões de euros face ao mesmo período de 2024. Trata-se de um crescimento de 7,7%, ainda segundo a informação divulgada esta segunda-feira.
Ao todo, foram feitos mais de 150 mil contratos de crédito ao consumo, o que traduz um crescimento homólogo de 8,7%. O maior número de contratos registou-se no crédito de cartões e a descoberto, mais de 75 mil, mas foi no crédito automóvel que se registou o maior crescimento face ao mês anterior, que quase atingiu os 17%.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt