Caixa Geral de Depósitos com lucros de cinco milhões de euros por dia
Banco atinge no primeiro semestre resultado líquido de 893 milhões de euros.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou no primeiro semestre de 2025 um resultado líquido de 893 milhões de euros, uma subida de mais quatro milhões de euros, em comparação com o mesmo período no ano passado. Isto significa que nos primeiros 181 dias do ano, banco liderado por Paulo Macedo lucrou quase cinco milhões de euros por dia (4,93 milhões).
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a CGD diz que o resultado é reflexo de terem beneficiado “do aumento do volume de negócios de nove mil milhões de euros e de um balanço com menor risco”. A CGD destacou ainda que o resultado evidencia “resiliência face à descida de taxas de juro”.
“O volume de negócios consolidado atinge 169 mil milhões de euros, impulsionado pelo crescimento de 9 mil milhões de euros em Portugal, comparativamente a junho de 2024”, explicou o banco. Acrescentaram que a carteira de crédito a clientes aumentou cerca de 2,3 mil milhões de euros “com crescimento robusto” quer nas empresas e institucionais (mil milhões) quer nos particulares (1,3 mil milhões), cerca de 1,2 mil milhões no crédito à habitação e 100 milhões de euros no crédito ao consumo.
Na apresentação dos resultados, o presidente executivo da CGD, Paulo Macedo saudou ainda o novo governador do Banco de Portugal, Álvaro Santos Pereira. “Estamos a falar do ‘chief economist’ da OCDE, de uma pessoa com uma carreira académica e com uma carreira técnica sólida”, afirmou, acrescentando que “é preciso dar valor” às pessoas “quando se disponibilizam para servir o país”. Quanto à saída de Mário Centeno, o presidente executivo da CGD destacou “o apreço pelo anterior governador”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt