Centros já abateram mais de 65 mil veículos

Novas regras europeias para a reciclagem dos automóveis abatidos já entraram em vigor.

19 de agosto de 2026 às 01:30
A Valorcar tem centros de abate espalhados por todo o País Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

Mais de 360 carros foram abatidos diariamente nos primeiros seis meses do ano, de acordo com a Valorcar, que gere o Sistema Integrado de Gestão de Veículos em Fim de Vida. Esta entidade sem fins lucrativos é também responsável pela recolha e reciclagem dos materiais dos automóveis desmantelados, que tem a partir de agora nova regras europeias. 

A rede Valorcar abateu mais de 65 mil veículos no primeiro semestre, de acordo com as estatístiscas divulgadas por esta entidade do universo da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Março destacou-se com um aumento superior à média, com 12387 carros abatidos. A manter-se o ritmo de automóveis abatidos até junho, será ultrapassado o total do ano passado, em que foram abatidos 116 mil veículos. 

Pub

Entretanto, entrou recentemente em vigor o Regulamento relativo aos Veículos em Fim de Vida, um documento europeu que, pela primeira vez, regula de forma integrada o design, a produção, a utilização e o fim de vida dos veículo. Muitas das regras, contudos, só serão obrigatórias a partir de 2032. No regulamento, os fabricantes passam, por exemplo, a ser obrigados a dar instruções claras e detalhadas para a remoção e substituição de componentes, tanto durante a utilização do veículo como no final da sua vida útil, facilitando o seu desmantelamento.  

 "Cada automóvel desmantelado, cada tonelada de aço, alumínio, cobre ou plástico recuperada representa um passo rumo a uma Europa mais resiliente”, afirmou a Comissária para o Ambiente, Jessika Roswall, a propósito da publicação do novo regulamento.

 

Pub

Cada automóvel desmantelado torna Europa "mais resiliente"

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar