page view

Aumentam queixas e detidos pela PSP de furtos de carros

Em 2025 foram denunciados mais de 26 milhões de euros de prejuízo para os proprietários.

29 de julho de 2026 às 01:30

Os roubos de viaturas na área da PSP dispararam 19% no primeiro semestre deste ano, quando comparado com igual período de 2025. Também os furtos de veículos motorizados aumentaram 5%. E duplicaram o número de detidos pela PSP: 86 por furto de veículos (mais 82%); e 28 por roubo de viatura (mais 100%).

De acordo com dados oficiais, no total do ano de 2025 a PSP registou 5368 crimes de furto de veículo motorizado; 216 de roubo de veículo motorizado; 48 de furto de máquinas industriais e agrícolas. Este total de 5632 ocorrências, em 2025, representaram um aumento de 3% face às 5449 registadas em 2024. 

Nos primeiros seis meses deste ano, o número de denúncias aumentou. Foram 2802, contra as 2665 do primeiro semestre de 2025. 

Segundo a PSP, que criou em 2019 uma equipa, no Departamento de Investigação Criminal, especializada nesse fenómeno - a Unidade Nacional de Investigação de Criminalidade Automóvel (UNICA) -, e quanto ao valor dos furtos e roubos denunciados, houve uma diminuição de 16% face a 2024. Isso indica que, apesar do aumento de ocorrências, o valor médio dos bens subtraídos foi inferior ao do ano anterior. O CM sabe que foram mais de 26 milhões de euros em 2025, face aos cerca de 31 milhões de 2024.

A PSP afirma manter o fenómeno como "prioridade", combatendo a mobilidade dos grupos criminosos, e em 2025 conseguiu a taxa de 66% de recuperação de veículos furtados ou roubados. Foi a maior taxa desde 2019 e um aumento de 4% face aos 62% alcançados em 2024. A Polícia está atenta "não só o furto e roubo de viaturas, mas também ilícitos conexos como a burla a seguros e o abuso de confiança". E ainda ao furto de componentes de veículos, "em particular volantes multifunções e consolas centrais". Neste particular, o crime "manteve-se concentrado nas áreas metropolitanas do Porto (74% das ocorrências) e de Lisboa (15%)".

Já o furto de catalisadores registou 465 ocorrências em 2025, concentradas sobretudo no Comando Metropolitano de Lisboa (48%) e no Comando Distrital de Setúbal (10%), tendo sido identificados 237 suspeitos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8