Comissão Europeia já pagou 1,34 mil milhões de euros a Portugal do PRR
Este reembolso eleva para 57% o montante já recebido do total global, superior a 22,2 mil milhões de euros.
Portugal já recebeu da Comissão Europeia um pagamento de 1,34 mil milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este é o sexto reembolso e eleva para 57% o montante total já recebido do total global, superior a 22,2 mil milhões de euros.
Segundo o site do Governo "Recuperar Potrtugal", o montante agora transferido inclui 851 milhões de euros em subvenções e 485 milhões de euros em empréstimos.
O Governo adianta ainda que, com a realização de 27 marcos e metas referentes ao sétimo pedido de pagamento, a taxa de execução do PRR subiu para 47%.
O 6.º pedido para o pagamento foi submetido em novembro de 2024 e teve avaliação prelimiar positiva da Comissão Europeia a 30 de junho de 2025.
"Este desembolso é mais um passo num caminho exigente, onde todas as entidades envolvidas — da Estrutura de Missão às tutelas e beneficiários — continuam a trabalhar com foco, eficiência e compromisso", sublinha Fernando Alfaiate, Presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal. "O PRR está e continuará a ser cumprido com dedicação e trabalho sólido de todos os envolvidos", cita a mesma fonte.
O executivo comunitário explicou, em comunicado, que este pagamento tem por base o investimento em cuidados de saúde e na habitação, a gestão dos incêndios florestais - que todos os anos assolam o país -, as energias renováveis e o "ambiente empresarial".
Até hoje, Portugal recebeu 11,4 mil milhões de euros do programa que está inserido no Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o maior programa apresentado até hoje por uma Comissão Europeia. Cada PRR tinha o objetivo de ajudar os países da União Europeia a recuperar das consequências socioeconómicas da pandemia.
O presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal assegurou, em junho, que o oitavo pedido de pagamento do PRR vai ser submetido a Bruxelas ainda este ano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt