Dois milhões de consumidores com dívídas no cartão de crédito

Balanço do Banco de Portugal dá soma de 31,1 mil milhões de euros em crédito ao consumo.

16 de julho de 2025 às 01:30
Dívidas em cartões de crédito afetam dois milhões de consumidores em Portugal Foto: CMTV
Partilhar

Cerca de dois milhões de consumidores tinham dívidas, no final de maio, em cartões de crédito. No total, os bancos tinham concedido através deste tipo de crédito 3,2 mil milhões de euros, de acordo com dados do Banco de Portugal. 

O valor total de crédito ao consumo concedido até maio ascendia a 31,1 mil milhões de euros, com a maior fatia a corresponder ao crédito pessoal, seguido do crédito automóvel e em terceiro os cartões de crédito. 

Pub

Segundo a informação mensal divulgada esta terça-feira pelo BdP, os bancos reportaram  a concessão de novos créditos pessoais no montante de 355 milhões de euros em maio, o que traduz um crescimento de 11% face a abril. Já para a compra de carro, quer usados quer novos, foram emprestados 328 milhões de euros, mais quase 16% face ao mês anterior. O destaque, neste segmento, vai para o financiamento de veículos usados, tendo sido concedidos em maio 244 milhões de euros. 

Quanto aos cartões e a descoberto, o valor de maio fixou-se em 126 milhões de euros, o que representa um crescimento de 12,4% face ao mês anterior. Estes valores respeitam apenas a novas operações de crédito, não incluindo valores relativos a renegociações de contratos de crédito, por exemplo, ressalva o regulador bancário. 

No âmbito do credito pessoal, na comparação homóloga dos montantes envolvidos, destaca-se o crescimento de 12,7% nos empréstimos concedidos para o lar, obras, consolidado bem como para outras finalidade não especificadas. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar