Duas novas agências imobiliárias criadas por dia em Portugal
Nasceram 1492 novas empresas de mediação até ao mês de outubro.
Portugal viu nascer 1492 novas agências de mediação imobiliária entre 1 de janeiro e 31 de outubro. O número representa uma média de duas aberturas por dia.
Os dados, cedidos ao Correio da Manhã pela Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), comprovam a dinâmica positiva que se tem vindo a sentir no setor. Face ao mesmo período de 2017, foram criadas mais 300 agências. O balanço mostra também que o ritmo diário é superior: 2,2 aberturas por dia este ano contra 1,8 no ano passado.
Os números da APEMIP indicam que, em apenas 10 meses, abriram mais empresas do que em todo o ano de 2017, período em que as novas aberturas se cifraram nas 1385. Quando a comparação é feita mês a mês, só mesmo em outubro é que o balanço de novas aberturas de agências imobiliárias é inferir ao mesmo mês do ano passado.
Esta dinâmica no setor não reflete ainda as novas regras, mais apertadas, definidas pelo Banco de Portugal para o crédito à habitação e que entraram em vigor em julho passado, perante "alguns sinais" de sobrevalorização dos preços.
PORMENORES
Evolução dos preços
Os preços das casas continuaram a subir no terceiro trimestre: 8,5% homólogos. As casas novas registaram transações num volume de 1,2 mil milhões de euros, segundo o INE.
Licenças crescem
As licenças emitidas pelas câmaras para construção e reabilitação de habitações subiram 19,7% nos primeiros nove meses, segundo a AICCOPN.
170 mil transações de imóveis em 2018
A APEMIP, que representa os agentes, já estimou que o número de transações realizadas em 2018 supere as 170 mil, embora a taxa de variação homóloga não seja tão acentuada. Em 2017, foram vendidas 153 mil casas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt